
Estudantes selecionados para a primeira turma de 2027 do Prontos pro Mundo e suas famílias têm até segunda-feira (21/09) para apresentar os documentos em sua escola estadual e confirmar a participação no intercâmbio.
A lista com os 500 alunos contemplados foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na última segunda-feira (14/09). No ABC, são 17 selecionados.
A entrega da documentação é requisito para garantir a vaga nos destinos previstos para o próximo ano: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Entre os documentos exigidos estão os termos de compromisso do estudante e de seus responsáveis, o termo de ciência para revalidação de estudos e o compromisso de atuação como embaixador do programa.
As vagas cujas participações não forem confirmadas até segunda-feira serão redistribuídas em uma nova etapa de seleção, com base na aprovação na prova de proficiência e nos outros critérios do programa. A partir de terça-feira (22/09), a Seduc-SP convocará novos estudantes para realizarem entrevistas socioemocionais. A convocação para esta etapa não assegura a vaga, mas torna os alunos aptos a disputar as vagas remanescentes para completar o total de 500 oportunidades.
Os alunos contemplados nesta fase estão matriculados na rede estadual em 404 municípios paulistas, dos quais 44 contam com representantes selecionados pela primeira vez. A consulta da classificação geral e por município pode ser feita no portal da Seduc-SP e no site do programa.
Inicialmente, o programa garante uma vaga para cada município e distribui as demais vagas pela classificação geral, considerando o desempenho no Saresp e no exame do Prontos pro Mundo.
A seleção atual reuniu mais de 50 mil inscritos da 1ª série do Ensino Médio. Os requisitos cumpridos pelos candidatos incluem:
Matrícula na rede pública desde o 6º ano do Ensino Fundamental;
Participação no Saresp do 9º ano, em 2025;
Realização do curso de inglês pela Open English;
Aprovação no teste de proficiência;
Frequência escolar mínima de 90% no primeiro semestre;
Nota final a partir de 7,0 em todas as disciplinas.
O Prontos pro Mundo seleciona 1.000 estudantes por ano para um período de três meses de estudos em high school (etapa semelhante ao Ensino Médio) em países de língua inglesa. A Seduc-SP custeia integralmente passagens, hospedagem, transporte, emissão de passaporte e visto, além de fornecer bolsa-auxílio aos estudantes. Durante o período fora, os estudantes são hospedados em casas de famílias.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
