
Faltam apenas duas semanas para o início das convenções eleitorais, momento em que os futuros candidatos e candidatas vão ser conhecidos oficialmente. Enquanto isso, os pré-candidatos seguem em busca dos mais diversos apoios e dobradas. O cenário também é visto entre os prefeitos. Diferente de outras eleições gerais, alguns dos chefes de Executivo da região resolveram aumentar o número de apadrinhados. Dos 62 pré-candidatos no ABC, 16 contam com tal apoio.
Entre os 36 pré-candidatos a deputado estadual na região, apenas 10 contam com apoio de prefeitos. O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), resolveu se dividir entre vários nomes. Na cidade apoia Márcio da Farmácia (Cidadania), Marcos Michels (MDB) e Reinaldo Meira (Solidariedade). Mas também conta estar nos grupos das deputadas estaduais Ana Carolina Serra (PSDB) e Carla Morando (PSD).
As duas parlamentares também contam com o apoio de outros nomes. Ana também tem na sua base o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (Cidadania), e o prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB). Carla tem o apoio do prefeito de São Caetano, Tite Campanella (Republicanos).
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), também tem vários nomes para pré-candidatura a estadual: Fran Silva e Ivan Silva (ambos do Podemos), e Julinho Fuzari (Republicanos). O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), apontou seu apoio para o deputado estadual Rômulo Fernandes (PT) e o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), apoiará seu pai, o ex-prefeito Clovis Volpi (PSD).
Câmara dos Deputados
Para federal, dos 26 nomes que buscam confirmar suas candidaturas, seis contam com o apoio de algum dos prefeitos do ABC. Dr. Ricardo Yoshio (MDB) conta com o apoio de Taka. O prefeito de Diadema também está na base de Paulo Serra (PSDB) – ao lado de Gilvan Ferreira e Akira Auriani, e na base de Orlando Morando (MDB) – ao lado de Tite Campanella.
Marcelo Oliveira declarou apoio para Moisés Selerges (PT). E Marcelo Lima tem o seu ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Demarchi (Progressistas), entre os pré-candidatos.
Outro nome do ABC que tem apoio de prefeitos é do deputado federal Alex Manente (Cidadania). O parlamentar tem o apoio de Lima e buscava o apoio de Gilvan. Porém, seu nome voltou a se sondado para uma pré-candidatura ao Senado. Fato que reduz em um nome a lista da região e que poderia trazer um apoio da maioria dos prefeitos para a sua base.
Além dos nomes da região, os prefeitos também se posicionam no apoio para nomes de outras cidades e regiões paulistas, para a união de seus respectivos partidos e a manutenção dos apoios recebidos nas eleições municipais de 2024.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
