
O programa Conecta São Bernardo dá mais um passo na ampliação de oportunidades para estudantes da rede pública. Neste sábado (5/7), 30 alunos do ensino médio matriculados em escolas estaduais na cidade embarcaram para um intercâmbio cultural na Irlanda.
O prefeito Marcelo Lima, familiares dos estudantes e representantes da Secretaria de Educação acompanharam a saída do grupo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Dublin.
“Quando criamos o Conecta São Bernardo, muitas pessoas disseram que um intercâmbio internacional gratuito para alunos da rede pública era impossível. Nós mostramos que era possível transformar esse sonho em realidade. Hoje, embarcamos a segunda turma, com 30 jovens que terão a oportunidade de estudar inglês, conhecer uma nova cultura e viver uma experiência que certamente vai mudar suas vidas”, afirma.
Com passagens, hospedagem, curso de inglês e atividades culturais custeados pela Prefeitura, os estudantes participarão de um intercâmbio de 30 dias. O grupo ficará hospedado no campus da Technological University of the Shannon, em Athlone, cidade localizada a cerca de uma hora e meia de Dublin.
A primeira edição do Conecta São Bernardo levou 20 estudantes da rede pública para a Irlanda em um intercâmbio integralmente financiado pelo município. Neste ano, o programa foi ampliado.
Além dos 30 alunos que embarcaram neste fim de semana, 10 profissionais da rede municipal participarão do Conecta Professor, iniciativa voltada à formação internacional de educadores. O grupo viajará ainda neste mês para Porto, em Portugal, com foco na atualização profissional e multiplicação dos conhecimentos adquiridos.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
