
A Sabesp está em fase de conclusão de importantes obras estruturantes na cidade de Mauá que irão solucionar os gargalos históricos de abastecimento e beneficiar diretamente 240 mil moradores do município da região do ABC.
Entre elas estão o novo Centro de Reservação Mauá e a construção das Estações Elevatórias de Água (EEAs) Anchieta, Zaíra e Caixa de Passagem, que serão atendidas pelo sistema Alto Tietê, em investimento de R$ 166,8 milhões.
As obras fazem parte do investimento maciço realizado pela Companhia após a desestatização da Sabesp, feita pelo Governo de São Paulo, para atingir a universalização do saneamento básico no estado. Somente em 2025 foram investidos R$ 15,2 bilhões em obras de infraestrutura, valor 120% maior em comparação ao ano anterior, e até 2029 serão aplicados R$ 70 bilhões para que toda a população tenha água e coleta e tratamento de esgoto.
O reforço na infraestrutura de saneamento na região inclui a entrega do Reservatório Anchieta com capacidade para 10 milhões de litros de água e de duas células no Reservatório Caixa de Passagem/Zaíra, com capacidade de 1 milhão de litros cada. Somados, os 12 milhões de litros da nova reservação são essenciais para atender áreas em Mauá que operam acima da capacidade, garantindo segurança hídrica mesmo durante manutenções ou falhas elétricas externas.
Além dos novos tanques, o projeto contempla o assentamento e a troca de 28 km de redes. Para melhorar a eficiência no fluxo de água, foram instaladas 32 novas Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) – são equipamentos instalados na rede para controlar e estabilizar a pressão da água, evitando rompimentos de tubulações e reduzindo o desperdício de água – e 25 setores de manobra remota (SMRs) – tecnologia que combina sensores e automação para monitorar e fazer ajustes automáticos à distância na rede de abastecimento -, permitindo o controle digital do sistema.
As obras configuram medidas permanentes para aumentar a resiliência do sistema de abastecimento de água no município e ter menor dependência de energia elétrica. Com a nova configuração, os setores passarão a trabalhar por gravidade a partir dos novos reservatórios, assegurando um serviço contínuo e eficiente para os habitantes do município.
O fortalecimento do turismo religioso no ABC esteve em pauta na manhã desta sexta-feira (26/6), durante reunião entre o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Cipollini, e o presidente do Consórcio Intermunicipal ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Realizado na cúria diocesana, o encontro destacou o potencial da região para se consolidar como referência no segmento, que tem registrado crescimento contínuo no Brasil e gerado impactos positivos na economia local, com a movimentação de visitantes, a geração de empregos e a valorização da cultura e das tradições.
Durante a reunião, Guto Volpi ressaltou que o ABC reúne importantes ativos para o desenvolvimento do turismo religioso, como igrejas históricas, festas tradicionais e manifestações de fé já consolidadas nos sete municípios. Segundo ele, a integração regional é fundamental para ampliar esse potencial.
“A nossa região já é uma referência no turismo religioso, mas podemos avançar ainda mais quando pensamos de forma integrada. Ao organizar eventos de maneira regionalizada, com calendário unificado e apoio da Diocese, conseguimos atrair mais visitantes, fortalecer a economia local e valorizar a identidade cultural do ABC como um todo”, afirmou o presidente do Consórcio ABC.
Dom Pedro Cipollini manifestou apoio à iniciativa e destacou a importância da articulação regional promovida pelo Consórcio ABC como caminho para o desenvolvimento conjunto dos municípios.
“O Consórcio tem um papel essencial ao promover a união dos sete municípios em torno de objetivos comuns. Quando trabalhamos de forma integrada, todos ganham: a Igreja, o poder público e, principalmente, a população. O turismo religioso, além de movimentar a economia, também fortalece valores, a cultura e o sentido de comunidade”, destacou o bispo.
A reunião contou ainda com a participação do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, e de representantes da equipe técnica da entidade regional.
“A reunião reforça o compromisso do Consórcio ABC em fomentar estratégias regionais de desenvolvimento, valorizando vocações locais e promovendo ações conjuntas que ampliem as oportunidades econômicas e sociais no ABC”, afirmou Aroaldo Silva.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
