
Durante o mês de julho, o Sesc São Caetano apresenta uma programação especial de Tecnologias e Artes voltada para crianças, famílias e pessoas interessadas em processos criativos. As atividades propõem experiências práticas que unem fazer manual, arte contemporânea, cultura digital e experimentação, mostrando que tecnologia também pode estar presente na criação artística, na imaginação e na construção coletiva do conhecimento.
A programação reúne oficinas gratuitas que exploram diferentes linguagens, desde a produção de adesivos personalizados e estampas em ecobags até a construção de teares artesanais e uma experiência interativa que conecta futebol, memória e cultura por meio de desafios digitais.
As atividades acontecem no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), com distribuição de senhas 30 minutos antes do início.
Abrindo a programação, a oficina Tramas Criativas com Tear Alternativo, ministrada pelo educador de Tecnologias e Artes Weslley Silva (Lelo), convida o público a experimentar a arte da tecelagem utilizando materiais acessíveis. Os participantes constroem um pequeno tear artesanal e aprendem técnicas simples de entrelaçamento de fios para produzir peças decorativas, explorando cores, texturas e possibilidades criativas.
Já a oficina Desenhos Autocolantes, também conduzida por Weslley Silva, transforma papel contact em suporte para criação artística. A proposta estimula desenho, pintura, recorte e colagem para que cada participante desenvolva adesivos personalizados capazes de ocupar cadernos, agendas, espelhos e qualquer outro espaço escolhido pela imaginação.
Na oficina Carimbo Livre para Crianças: Estampando uma Ecobag, realizada pelo Tranquilo Studio, as crianças conhecem técnicas de impressão com carimbos enquanto transformam sons, sensações e movimentos inspirados por uma playlist instrumental em formas, cores e texturas. Ao final da atividade, cada participante leva para casa uma ecobag exclusiva, estampada por ele mesmo.
Encerrando a programação, Caminhos da Memória: Festa do Futebol, do coletivo Game e Arte, apresenta uma vivência lúdico-educativa que mistura exploração de espaços, pistas, códigos e figurinhas digitais. Inspirada na cultura do futebol, a atividade propõe uma reflexão sobre memória, identidade e pertencimento, utilizando recursos interativos para aproximar diferentes gerações por meio do brincar e da tecnologia.
Mais do que ensinar técnicas, a programação do ETA busca despertar a curiosidade, incentivar a experimentação e mostrar que arte, tecnologia e cultura podem caminhar juntas em experiências acessíveis, colaborativas e criativas para todas as idades.
Programação
Tramas Criativas com Tear Alternativo
Com Weslley Silva (Lelo)
Dias 4 e 11 de julho (sábados), das 14h às 16h
Desenhos Autocolantes
Com Weslley Silva (Lelo)
De 7 a 21 de julho (terças-feiras)
Turmas das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30
Carimbo Livre para Crianças: Estampando uma Ecobag
Com Tranquilo Studio
De 9 a 23 de julho (quintas-feiras)
Turmas das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30
Caminhos da Memória: Festa do Futebol
Com Game e Arte
18 de julho (sábado), das 14h às 16h
Serviço:
Local: Sesc São Caetano
Endereço: rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano
Inscrições: Senhas com 30 minutos de antecedência
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
