
Vinicius Júnior vive momento decisivo com a seleção brasileira. Nesta Copa do Mundo de 2026, o atacante marcou dois gols na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia e superou, neste ano, a média de gols de sua temporada mais artilheira pelo Real Madrid (24 em 39 jogos, 2023/24). O treinador Carlo Ancelotti, hoje à frente da equipe brasileira, é apontado como responsável pela mudança de função do jogador.
Com 5 gols em 7 jogos pela seleção em 2026, Vini Jr. tem média de 0,71 gol por partida, número superior aos 0,61 da temporada 2023/24 pelo Real Madrid, quando marcou 24 gols em 39 jogos.
O atacante é o artilheiro da era Ancelotti na seleção, com 7 gols em 13 partidas. Caso repita a dose e marque mais dois gols no próximo jogo, ele supera a média do Real em jogos sob o comando do treinador italiano pelo Brasil, em 2025 e 2026.
Dos gols marcados pela seleção com Ancelotti, quatro foram nesta Copa do Mundo. Vini Jr. também balançou as redes no empate por 1 a 1 com Marrocos e na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti. O atacante alcançou Kylian Mbappé e Erling Haaland na vice-artilharia da Copa. A liderança é de Lionel Messi, com cinco gols.
De quebra, ele se igualou a Jairzinho, Romário, Ronaldo e Rivaldo na lista de atletas que marcaram nas três primeiras partidas do torneio e se tornou o primeiro desde Neymar, em 2014, a marcar quatro gols em uma Copa do Mundo.
“Hoje fiz até gol de cabeça, que prometi ao Mister (Ancelotti) antes do jogo. Ele disse que era meio impossível e que me pagaria um presente, então vou esperar”, afirmou o atacante à Globo, após a vitória sobre a Escócia.
A fase goleadora de Vini Jr. com a seleção pode ser explicada, em parte, pela forma como Ancelotti utiliza o jogador. O camisa 7 atua menos preso à linha lateral e mais presente na área, atacando espaços vazios, como no gol de cabeça, quando escorou cruzamento de Bruno Guimarães.
“Ele está em uma condição muito boa. Acho que a equipe lhe permite descansar quando não temos a bola. Ele não trabalha muito sem bola, mas está mais fresco quando temos a bola”, disse Ancelotti em entrevista coletiva após a partida. “O fato de treinar a posição, aberto ou por dentro, é uma vantagem para ele. Se receber a bola por fora para marcar um gol, precisa tocar cinco ou seis vezes na bola. Por dentro, basta um movimento”.
A seleção descansa nesta quinta-feira (25) e volta a campo na segunda-feira (29), às 14h, em Houston, pela segunda fase da Copa do Mundo. O adversário será o segundo colocado do Grupo F, que sairá da disputa entre Holanda, Japão ou Suécia.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
