
A Caravana da Saúde, em São Bernardo, já realizou 1.410 cirurgias de catarata desde março, o equivalente a 70% da meta de 2.000 procedimentos prevista para agosto na Clínica Municipal da Visão. A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera por cirurgias, além de ampliar a oferta de consultas e exames oftalmológicos.
Entre 14 de março e 19 de junho, também foram realizados 608 procedimentos de injeção intravítrea, 354 fotocoagulações, 69 iridotomias e 203 capsulotomias a laser. Os atendimentos ocorrem nas três salas cirúrgicas da Clínica da Visão, inaugurada em maio de 2025. Antes disso, a unidade funcionava apenas como ambulatório, oferecendo consultas e exames.
Lançada em janeiro de 2025, a Caravana da Saúde foi criada para reduzir as filas de espera por consultas, exames e cirurgias na rede municipal. A estratégia incluiu mutirões aos fins de semana e ampliação dos atendimentos durante a semana. Segundo a Prefeitura, mais de 250 mil atendimentos foram realizados no primeiro semestre do ano.
O gerente da Clínica da Visão, Mario Malatesta, afirmou que os pacientes atendidos já saem da cirurgia com orientações para o período pós-operatório, colírios e retorno agendado.
Já o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn, destacou que o município realiza atendimentos oftalmológicos de baixa e média complexidade por meio da própria rede pública e atribuiu os resultados aos investimentos feitos na área da saúde.30,00
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
