
Um grupo de 20 estudantes da rede municipal de São Bernardo participou nesta terça-feira (25/08) da quarta edição de 2026 do projeto Tour com a Turma, iniciativa da Secretaria de Educação voltada à formação cidadã e à ampliação cultural dos alunos. Integrantes do Conselho Mirim da turma da manhã da Emeb Professor Claudemir Gomes do Vale, no Montanhão, os estudantes visitaram a Câmara Municipal e, depois, participaram de um encontro com o prefeito Marcelo Lima no Salão Nobre do Paço Municipal.
Durante a conversa, 12 alunos apresentaram cerca de 15 demandas relacionadas à escola e ao bairro. Entre os pedidos estava a fiscalização de veículos estacionados sobre as calçadas, situação que, segundo os estudantes, obriga moradores a utilizar a rua para circular.
O prefeito destacou a importância da participação das crianças na identificação de problemas e na apresentação de sugestões para o município. “Estou muito feliz em receber vocês aqui, onde fazemos reuniões com secretários, vereadores, entidades e instituições de São Bernardo. Mas esse espaço é também da população, da qual vocês fazem parte, e hoje a gente faz esse encontro para que vocês possam falar, dar sugestões e apresentar demandas que consideram importantes para o bairro ou para a própria escola”, comenta.
Marcelo Lima também afirmou que as solicitações serão avaliadas pela administração municipal. “Esse projeto é maravilhoso, porque ajuda a formar cidadãos conscientes de que têm deveres e direitos, como cobrar do poder público investimentos e melhorias que beneficiem a população de um bairro, de uma região ou da cidade toda”, diz.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
