
Al-Owais causou estragos na estreia do Uruguai na Copa do Mundo. Favorita, a esquadra sul-americana ficou apenas na igualdade, por 1 a 1, pelo Grupo H, ao parar em grandes defesas do goleiro da Arábia Saudita. Neste domingo, sob pressão e modificado, o setor ofensivo uruguaio terá outro desafio interessante pela frente: superar o empolgado Vozinha, paredão diante da forte Espanha e um dos nomes mais falados da primeira rodada da competição pelo surpreendente Cabo Verde. O jogo começa às 19 horas (de Brasília) no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens.
Marcelo Bielsa deixou o gramado após o empate do Uruguai com os sauditas, na estreia da Copa, bastante irritado com a apresentação da seleção. A cara sisuda, de poucos amigos, a cabeça baixa e as declarações monossilábicas revelaram sua fúria/decepção. Naquele frustrante 1 a 1, no qual o time era totalmente favorito, seu setor ofensivo mostrou-se muito ansioso e consagrou Al-Owais, responsável por empilhar defesas importantes.
Ciente que um novo tropeço pode custar ou complicar demais a classificação ao mata-mata – fecha a fase de grupo diante da poderosa Espanha -, o Uruguai entrará em campo com mexidas em todos os setores após desanimar seu comandante. A principal troca é a saída de Darwin Núñez. O lema é “vencer de qualquer maneira.”
Substituído no intervalo diante dos árabes após apresentação ruim, o ex-centroavante do Liverpool e atualmente no Al-Hilal trabalhou entre os reservas nas atividades pré-jogo. Outros sacrificados foram o lateral-esquerdo Viña, ex-Flamengo e atualmente no River Plate, assim como Ugarte no meio, com a equipe ficando mais ofensiva com De la Cruz entrando, adiantando Valverde.
Lançado no intervalo, Canobbio modificou a maneira de o Uruguai jogar na estreia. O gol de Maxi Araújo já na reta final acabou premiando o esforço da seleção, mesmo não sendo uma apresentação primorosa, longe disso. Treinando entre os titulares, o atacante do Fluminense alerta para a força física cabo-verdianos, mas espera que a Celeste repita a atuação dos 45 minutos finais pelo desencanto e respiro na luta por uma vaga ao mata-mata.
“Estamos preparados e focados. Já analisamos o jogo anterior e sabemos as coisas que foram feitas bem e as que não”, disse Canobbio, revelando os acertos de Bielsa, sobretudo na parte emocional.
“A estreia já passou, no sentido de que o nervosismo não estará mais presente. Precisamos ter aquele segundo tempo em mente para podermos aprimorá-lo diante de um oponente com jogadores muito físicos. Eles começam em bloco baixo, pelo menos foi o que mostraram contra a Espanha”, avaliou.
Vozinha terá um motivo a mais no Hard Rock Stadium para repetir a atuação de gala diante dos poderosos espanhóis. Sua mãe, Ana Cândida Évora, conseguiu embarcar para os Estados Unidos e reforça a torcida de Cabo Verde, que mais uma vez espera surpreender um favorito.
Além das defesas do seu paredão, a equipe africana tem nos pés de seu astro, Ryan Mendez, a esperança de ir além da igualdade e poder superar a defesa uruguaia. O técnico Pedro “Bubista” Leitão deve repetir a escalação da estreia.
FICHA TÉCNICA
URUGUAI X CABO VERDE
URUGUAI – Muslera; Varela, Cáceres, Olivera e Sanabria; Bentancur, Valverde e De la Cruz; Canobbio, Viñas e Maxi Araújo. Técnico: Marcelo Bielsa.
CABO VERDE – Vozinha; Moreira, Pico, Borges e Sidny Cabral; Kevin Pina e Laros Duarte; Ryan Mendes, Jamiro, Jovane Cabral e Livramento. Técnico: Pedro “Bubista” Leitão.
ÁRBITRO – Espen Eskás (Noruega).
HORÁRIO – 19 horas (de Brasília).
LOCAL – Hard Rock Stadium, em Miami Gardens.
ONDE ASSISTIR – CazéTV, Globo, SBT, SporTV e Nsports.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
