
Atuação da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo resultou na prisão em flagrante de um homem por descumprimento de medida protetiva e ameaça na manhã do último domingo (14/06), no bairro Assunção. Com a ocorrência, o número de pessoas presas pela corporação em casos relacionados à violência contra a mulher, incluindo ameaças, perseguições e agressões, chegou a 31 em 2026.
A ação teve início após a GCM ser acionada via CCO (Centro de Controle Operacional) para atendimento de uma denúncia envolvendo o ex-companheiro da vítima. Ao chegar à Avenida José Odorizzi, os agentes localizaram o homem dentro de um veículo estacionado no local.
Durante o atendimento, que contou com apoio da Guardiã Maria da Penha, a vítima informou aos guardas que possuía medida protetiva de urgência vigente contra o ex-companheiro e relatou ter recebido diversas ligações e mensagens de forma insistente. Em uma das mensagens o homem afirmou que não deixaria o local até ser atendido.
Diante da situação, as partes foram conduzidas à DDM 24h (Delegacia de Defesa da Mulher) de São Bernardo. Durante a ocorrência, o indivíduo se alterou, avançou em direção à ex-companheira e a ameaçou, sendo contido pelos agentes para preservar a integridade física dos envolvidos.
Na unidade policial, o homem permaneceu preso em flagrante pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e ameaça. “Quem descumpre uma medida protetiva está ignorando um limite que foi imposto justamente para evitar novos episódios de violência. Por isso, nossa atuação precisa ser imediata. Cada vez que a GCM intervém em uma situação como essa, estamos reforçando que a vítima tem o direito de viver sem medo e que nenhuma tentativa de intimidação será tratada como algo normal”, declarou a inspetora Rosilene Fernandes, responsável pela Guardiã Maria da Penha.
Proteção
O atendimento integra as ações permanentes de proteção às mulheres em São Bernardo. O município conta com a Guardiã Maria da Penha, equipe especializada da GCM responsável pelo acompanhamento de mulheres com medidas protetivas e atendimento de situações de risco.
A rede de proteção também foi reforçada neste ano com a implantação do atendimento 24 horas da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), inaugurado em maio na Cidade da Polícia, e com a Casa de Passagem Enfermeira Vanessa de Cássia Fontes, entregue em 8 de março deste ano. A unidade oferece acolhimento temporário e seguro para mulheres vítimas de violência doméstica quando a permanência no lar representa risco à sua integridade.
DENÚNCIAS – Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo 153, canal da GCM com atendimento 24 horas. Em situações de emergência, a população também pode acionar o 190, da Polícia Militar, ou o 180, Central de Atendimento à Mulher.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
