
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) empatam com 45% das intenções de voto cada em um eventual segundo turno da disputa presidencial, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16/05). O levantamento indica ainda 9% de votos brancos ou nulos e 1% de indecisos.
A pesquisa do Datafolha ocorreu entre terça-feira (12) e quarta-feira (13), com 2.004 entrevistados em 139 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no TSE sob o código BR-00290/2026.
A maioria das entrevistas ocorreu antes da divulgação pelo The Intercept Brasil, no dia 13 de maio, de áudio de Flávio Bolsonaro em troca de mensagens com o banqueiro Daniel Vorcaro, na qual o senador pede recursos para financiar a produção do filme “Dark Horse”, sobre a vida do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Por isso, o levantamento pode não ter captado totalmente o impacto das denúncias na campanha do senador do PL.
Segundo o Datafolha, em simulações de segundo turno, Lula aparece com 46% contra 40% do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e 46% contra 39% do ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD). Na pesquisa anterior, Lula tinha empate técnico com Flávio, Zema e Caiado, o que indica ampliação da vantagem sobre os dois últimos.
No cenário estimulado de primeiro turno, Lula tem 38% e Flávio Bolsonaro 35%, em empate técnico. Zema e Caiado aparecem com 3% cada, Renan Santos (Missão) tem 2% e Cabo Daciolo (Mobiliza) registra 1%. O Datafolha indica ainda 9% de votos brancos ou nulos e 3% de indecisos.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
