
Com objetivo de oferecer informações e outras ações de qualificação para pequenas e médias empresas da cidade, o programa Circuito Andreense de Empreendedorismo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, realizará o primeiro atendimento móvel de 2026 nesta quarta-feira (25/2), das 10h às 16h, na Praça Waldemar Soares, no Parque das Nações.
No local, comerciantes e outros empreendedores da região irão encontrar informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal, crédito, consultoria e oportunidades de capacitação. Além dessas ações voltadas a empresas, trabalhadores que buscam recolocação poderão cadastrar seus currículos no estande do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (Cpetr) e conhecer os cursos profissionalizantes oferecidos pela Escola de Ouro Andreense.
O programa foi criado em 2018 com a proposta de levar aos micro, pequenos e médios empreendedores das regiões mais afastadas do Centro de Santo André, informações, serviços e oportunidades de qualificação para que possam obter melhores resultados em seus negócios, sem precisar se afastar do local onde atuam. Outro objetivo é promover o desenvolvimento econômico nas áreas mais distantes do município.
A equipe do programa também realiza mensalmente ações de capacitação, como cursos e palestras, nos Centros Educacionais de Santo André (Cesas) e no Auditório Heleny Guariba, no Paço. O Circuito Andreense de Empreendedorismo conta com apoio do Sebrae, Banco do Povo Paulista (oferta de crédito), Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Escola de Ouro Andreense e da empresa de assessoria AGG Fiscal.
Em 2025, o programa atendeu, em 20 ações, 1.589 pessoas, maior número de atendimentos desde a sua implantação. Deste total, 1.418 munícipes foram beneficiados em nove atendimentos móveis nos bairros, enquanto 171 participantes foram capacitados em 11 oficinas.
A programação das visitas aos bairros e das ações de capacitação (cursos, oficinas e palestras) para 2026 pode ser visualizada no Portal do Empreendedor: https://www3.santoandre.sp.gov.br/.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
