Alckmin inaugura viaduto do complexo Jacú-Pêssego

O governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve presente na tarde desta sexta-feira (23) no ato de inauguração da terceira fase do complexo viário Jacú-Pêssego, que ligará a Avenida dos Estados, em Santo André, a avenida Comendador Wolthers, no bairro Capuava, em Mauá. A intervenção, que envolveu a construção de um viaduto e um pontilhão de retorno, servirá para desafogar o trânsito na região, que contava apenas com uma alternativa de acesso, que é cortada pelo trilhos da CPTM, o que restringia o acesso para os motoristas que passavam pelo local quando os trens passavam.

“O percurso tem quase 4 km de extensão e acaba com a necessidade do motorista em esperar o trem passar para acessar esta região. Em dez anos, o estado passou de 12 milhões de carros para 23 milhões, por isso, é necessário investir cada vez mais na mobilidade urbana”, disse Alckmin, ao anunciar o início das obras do trecho norte do Rodoanel. “Daremos início a esta que será a maior obra do país já no próximo mês, ao assinar os documentos necessários. O trecho ligará Guarulhos ao maior aeroporto do país, o de Cumbica, e ao maior porto, que é o de Santos, o que também beneficiará muito o ABC”, definiu.

Newsletter RD

Lideranças

Além de Geraldo Alckmin, diversas outras lideranças políticas também estiveram presentes no ato, como os deputados estaduais Orlando Morando (PSDB) e Vanessa Damo (PMDB), os prefeito eleitos de Santo André, Carlos Grana (PT), e de Mauá, Donisete Braga (PT), e os atuais chefes do Executivo andreense, Aidan Ravin (PTB), e mauaense, Oswaldo Dias (PT).

“Os problemas que encontramos pelo caminho, são obstáculos que nos ajudam a melhorar. Por um período, Santo André solicitou a paralisação das obras por não concordar com alguns temos da construção do retorno, mas o governo avaliou e viu que realmente era o melhor para as duas cidades” lembrou Dias, ao se dizer satisfeito com o diálogo mantido com Aidan Ravin nos quatro anos de seu mandato.

Já o prefeito de Santo André aproveitou seu discurso para ressaltar a interlocução de seu governo junto ao governo do estado. “Esta inauguração mais uma vez mostra todo o investimento do estado na região e em Santo André. Antes do final do ano, formalizaremos a construção do Poupatempo, equipamento que apresentou grande dificuldade em sua execução”, afirmou Ravin.

O Viaduto

O complexo Jacû-Pêssego tem investimento total de R$ 624 milhões e é dividido em três partes. O viaduto inaugurado nesta sexta irá transpor a linha do trem, eliminando a espera de quase cinco minutos pela passagem da composição.

O elevado também terá saída para a Avenida Rosa Kasinski, que desembocará no trevo que dá acesso às avenidas Papa João XXIII e Jacu-Pêssego. O equipamento possui passagem para pedestres.

A segunda parte é a ponte que ligará a Comendador Wolthers com a pista sentido São Caetano da Avenida dos Estados. O elevado tem duas faixas de rolamento. Com a passagem, não será mais preciso esperar a abertura do semáforo para cruzar a via em nível.

A cerca de 600 metros, um pontilhão servirá de retorno para que o motorista que está na Avenida dos Estados sentido São Caetano possa voltar sentido Avenida Presidente Arthur da Costa e Silva.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes