Átila e Irmão Ozelito agitam cenário eleitoral em Mauá

Átila Jacomussi negou o receio em ser punido pelo PPS por não ter adotado a mesma postura da legenda

A 13 dias da definição das eleições municipais, as alianças firmadas pelos prefeituráveis que não chegaram à fase decisiva do pleito em Mauá começam a ser decididas. Enquanto o quarto colocado no primeiro turno, Irmão Ozelito (PTB), declarou nesta terça-feira (9) o apoio à segunda colocada no pleito, Vanessa Damo (PMDB), o candidato petista e vencedor do primeiro turno, Donisete Braga, recebeu nesta quarta-feira (10) a garantia de que o terceiro colocado, Átila Jacomussi (PPS), estará ao seu lado nesta reta final. Os apoios comprovam expectativas criadas durante todo o embate eleitoral iniciado em 6 de julho.

Ozelito, que obteve 8,17% dos votos no primeiro turno, foi um dos poucos a não criticar de maneira direta o vínculo familiar de Vanessa com o ex-prefeito da cidade, Leonel Damo, pai da candidata. “Desde o início da campanha, disse que não concordava com a administração do PT e seria incoerente apoiá-los. Já trabalhei com a Vanessa quando éramos vereadores e sempre tivemos esta afinidade ideológica”, afirmou, ao ressaltar que a prefeiturável se comprometeu a implantar projetos presentes no plano de governo petebista, como a criação da Coordenadoria de Assuntos Religiosos. “Este compromisso foi importante para a minha decisão, que é pessoal e não condicionada à promessa de cargos numa futura administração”, completou.

Newsletter RD

Apesar de sempre se colocar como terceira via e de também tecer criticas à atual administração petista em Mauá, a qual chegou a considerar como catastrófica financeiramente e uma das culpadas pela alta dívida do município, que atinge cerca de R$1,4 bilhão, Jacomussi, terceiro colocado com 13,35%, sempre demonstrou maior proximidade com a retórica de Braga, principalmente ao defender a criação de CEUs (centros educacionais unificados) e de também atacar a administração de Leonel Damo.

“Hoje, estamos juntos pela semelhança de nossos planos de governo e por nossa amizade. Nunca pensei em estar de outro lado, pois sei que o Donisete representa o melhor para o povo de minha cidade”, explicou Átila Jacomussi. “Uma pessoa tem de ter palavra e a outra candidata não demonstrou ter, ao prometer que apoiaria minha candidatura para prefeito dois anos atrás e não cumprir”, finalizou, também sem atribuir nenhum tipo de condição ao apoio declarado, mas deixando no ar a expectativa de ser apoiado pelo possível próximo prefeito nas eleições para deputado. “É cedo, mas um homem vive de sonhos e isso pode acontecer”, disse.

Prefeituráveis
Enquanto Átila Jacomussi e Irmão Ozelito definem as candidaturas que defenderão até o dia 28 de outubro, data da votação do segundo turno, sem confessar nenhum tipo de contrapartida, os candidatos que de fato estarão no segundo turno se demonstram satisfeitos com a formalização das novas alianças.

“O Átila detém uma importante marca, que é a de ser o vereador mais votado da história de Mauá, me sinto honrado de poder com ele nesta etapa tão importante”, avaliou Donisete Braga, que garantiu a presença do popular-socialista em atividades a serem realizadas nas ruas do município.

Átila Jacomussi negou o receio em ser punido pelo PPS por não ter adotado a mesma postura da legenda, já que o presidente da sigla na cidade manifestou apoio à Vanessa Damo. Segundo Jacomussi, seu posicionamento se deu a partir de convicções pessoais que não deverão ser punidas pelo partido, classificado por ele como “extremamente democrático”.

“Não vou votar nela porque ela se parece com a Carminha”, brincou Jacomussi, comparando a semelhança física de Vanessa Damo e a vilã da novela Avenida Brasil, da Rede Globo.

Vanessa Damo também comemorou o apoio de Ozelito ”Trata-se de uma pessoa que enxerga na política um caminho de fazer o bem às pessoas e estamos irmanados nesse sentimento. Nossa política propositiva vai fazer com que Mauá resgate a dignidade”, declarou.

Indefinidos
Procurados pelo RD, os candidatos Diniz Lopes (PR), José da Silva (PSOL) e Edimar da Reciclagem (PSDB) não haviam declarado apoio a nenhum dos dois concorrentes até o fechamento desta edição. 

Donisete Braga foi questionado sobre a possibilidade de Diniz Lopes (PR) ser o próximo nome a apoiá-lo publicamente. Sem afirmar ou negar, Braga reconheceu a legitimidade do político em Mauá e seu empenho na eleição do prefeito Oswaldo Dias. Deixou no ar a confirmação da aliança.  

Manente presente
Alex Manente (PPS) também confirmou sua presença no evento de apoio à Damo. Procurado pelo RD, Manente declarou que atitude de Jacomussi não condizia com o posicionamento da legenda e que a situação do vereador de Mauá seria analisada em reuniões realizadas pelo partido.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes