
Neste fim de semana (6 e 7 de julho), acontece a 19ª edição do Tanabata Matsuri, também conhecido como “Festival das Estrelas”, realizado na rua Santo André, 661, na Vila Assunção, em Santo André. Com entrada gratuita, o festival ocorre das 11h às 21h no sábado e das 11h às 18h no domingo. O evento reúne gastronomia típica, apresentações artísticas, rituais simbólicos e manifestações da cultura japonesa e asiática.
Um dos destaques do calendário cultural da cidade, o festival é organizado pela Sociedade Cultural Bunka de Santo André e deve atrair cerca de 15 mil pessoas por dia.
Origem
O Tanabata Matsuri tem origem em uma lenda japonesa que conta a história de amor entre Orihime, a “Princesa Tecelã”, e Hikoboshi, o “Pastor do Gado”, separados pela Via Láctea e autorizados a se reencontrar apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar. Nessa data especial, acredita-se que os desejos escritos em tanzaku — papéis coloridos pendurados em galhos de bambu — podem ser atendidos pelo casal de estrelas, desde que tenham cumprido suas obrigações celestiais.
Tradição
Durante o festival, o público participa desse ritual tradicional. Os tanzaku ficam disponíveis em diferentes cores, e cada uma simboliza um tipo de intenção, como saúde, amor, paz, esperança ou prosperidade. Depois de escrever seus desejos, os visitantes penduram os papéis nos ramos de bambu espalhados pelo espaço e, ao final da celebração, eles são queimados em um gesto simbólico de purificação e conexão espiritual.

Destaques
Neste ano, a celebração terá mais de 50 tendas gastronômicas e de artesanato, além de shows de música e dança. Entre os destaques musicais estão Joe Hirata, Pamela Yuri, Naomi Maeda, a banda Elísios (especializada em anime songs) e o grupo Soul Sisters, formado por descendentes de Okinawa, que unem canto e dança com alegria e carisma. Haverá desfiles tradicionais de Tai Chi com dragão e leão, apresentações de danças tradicionais japonesas, além da exibição de kenjutsu, a arte da espada, pelo Instituto Niten.
As batidas potentes e simbólicas dos tambores tradicionais japoneses também marcam presença com o grupo Raku Sai Taikô, que se apresenta nos dois dias. Para as crianças, há brincadeiras no palco que garantem momentos de diversão e participação.
Organização do evento
Para Anderson Taba, músico e presidente da Bunka Santo André, o festival está ainda mais especial em 2025. “Este ano vamos ter uma festa melhor, com uma disposição de tendas e praça de alimentação mais espaçosas, o que facilita o tráfego. Contamos com o apoio da Igreja Matriz de Santo André, que auxilia nessa melhoria, ao ceder a frente e o estacionamento central para criação de mais uma praça de alimentação para o Tanabata Matsuri”, explica.
Além da estrutura reforçada, o presidente destaca o simbolismo da data. “Comemoramos os 130 anos do tratado de união Brasil–Japão, e realizar um festival como o Tanabata Matsuri é um presente tanto para o Bunka, que difunde a cultura e as tradições japonesas, quanto para o público, que a cada ano está mais presente e interessado em conhecer esta cultura tão rica e milenar.”, afirma.

Entre os grupos participantes está a Academia Tai-Chi, que já tem uma longa história no Tanabata. “Pessoalmente participo desde a 16ª edição, mas a parceria da Academia com o Bunka vem de todas as edições”, afirma José Antonio Garcia Dias, membro da associação.
Segundo José Antonio, todos os anos eles treinam e esperam ansiosamente por esse momento. “Preparamos vouchers, enfeitamos a academia e recebemos o público para que conheça a cultura oriental e pratique esse esporte milenar, que também é uma filosofia de vida”, comenta.
Além da participação nas apresentações, José Antonio no Tanabata Matsuri destaca a energia dos tambores Taikô, os shows, os desfiles do leão e do dragão, a união entre os grupos e a diversidade gastronômica. “E, é claro, a esperança nos desejos lançados nos tanzaku, que tornam o momento ainda mais especial”, afirma.
Serviço
Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas
Quando: Sábado e domingo, dias 6 e 7 de julho
Horário: Das 11h às 21h no sábado; das 11h às 18h no domingo
Local: rua Santo André, 661, Vila Assunção – Santo André
Entrada Gratuita