
O Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado nesta quarta-feira (18/6), serviu de celebração à de São Bernardo que homenageia empresas da cidade que abrem vagas de emprego para pessoas com TEA. Durante a data, Flávia Cristina Cabezaolias, sócia da Datamace Informática, recebeu o primeiro diploma do ‘Selo Empresa Amiga do Autista’, pela contratação de Leoni Frazão de Oliveira, de 17 anos, que também esteve no gabinete junto com a mãe, Mariluci, e a avó, Lurdes Oliveira. Também estavam presentes vereadores e o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Rodrigues Branco.
O selo foi criado em abril com o objetivo de incentivar empresas a adotarem política interna de oferta de emprego para pessoas com TEA. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara no dia 2 de abril, data em que é comemorado o Dia Mundial do Autismo. Entre as iniciativas consideradas para alcançar o reconhecimento com o Selo Empresa Amiga do Autista estão a reserva de vagas para contratação de funcionários com TEA, capacitação para o exercício de funções de maior remuneração e a promoção ou patrocínio a eventos culturais dirigidos ao segmento.
Iniciativa
Empresa especializada em soluções integradas para gestão de Recursos Humanos, a Datamace está instalada em São Bernardo há 38 anos, na Vila Olga, região do Independência, e conta com 96 funcionários, um dos quais Leoni Frazão de Oliveira. A sócia Flávia Cristina explicou que a decisão de contratar o adolescente se deu por vários motivos, inclusive porque tem um familiar autista. Segundo ela, a iniciativa da Prefeitura é um reconhecimento que valoriza as empresas que abraçam a causa.
“Graças ao Marcelo Lima temos esse reconhecimento de um trabalho genuíno, que não vem atrás de alguma coisa, mas sim é da inclusão de pessoas, de autistas, porque é importante eles terem uma oportunidade no mercado de trabalho. No caso do Leoni, nós precisávamos de pessoas com um foco maior, e eles (autistas) têm esse foco, são hiperfocados, e isso ajuda muito no trabalho que nós desenvolvemos. Por exemplo, tínhamos um projeto para fazer que calculamos demorar uns dois meses. Entregamos ao Leoni e, para surpresa geral na empresa, ele devolveu, pronto, em apenas 30 minutos”, contou.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo, no Jardim Lavínia, e autodidata em informática e inglês, Leoni Frazão é motivo de orgulho para a família e também já caiu nas graças da direção da empresa. Tranquilo, ele conversou com o prefeito, que sorriu quando perguntou se o adolescente gostaria de ter uma empresa. Diante da negativa, Marcelo Lima questionou: “E o que você quer fazer?” “Quero trabalhar”, respondeu.
Inscrições
As empresas interessadas em abraçar a causa e que almejam alcançar o selo podem fazer o cadastro no link https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/217904/mostrar?assuntoOrigem=341. “Convidamos todas as empresas a se cadastrarem através da guia de serviços no site da Prefeitura. Essa é uma oportunidade concreta de fazer a diferença, promovendo empatia e construindo, juntos, uma sociedade onde todos tenham seu lugar garantido”, emendou Fábio Branco.