
Usuários da unidade Hapvida NotreDame de Diadema enfrentaram até cinco horas de espera por atendimento na última segunda-feira (19/05). Segundo relatos, o problema se arrasta desde abril, após mudanças na gestão, e afeta até quem possui plano com direito ao pronto atendimento.
Robson Matos, de 36 anos, conta que chegou na unidade de saúde para buscar atendimento às 20h15, mas já na recepção foi avisado que poderia esperar longas horas para ser atendido. “Assim que cheguei a atendente já avisou que a espera na pediatria passava de três horas. Lá dentro, várias mães disseram estar aguardando desde as 15h”, conta.
Segundo o reclamante, das dez salas disponíveis, apenas uma atendia no início da noite. “Depois, um segundo médico começou a atender, mas só duas salas estavam funcionando”, disse. Matos também relatou dificuldade para registrar reclamações. “Não tem um canal direto, como WhatsApp ou SAC acessível. O setor de medicação vive cheio, com filas e confusão. Falta estrutura.”
Ainda segundo pacientes que preferem não se identificar, a administração chegou a anunciar no alto-falante que médicos estavam “presos no trânsito”, mas não ficou claro se essa era, de fato, a causa da demora. Matos e a esposa decidiram deixar o local por volta das 23h, sem atendimento médico.
O que diz a Hapvida
Em nota, a Hapvida afirma que o tempo médio de espera no pronto atendimento clínico da unidade estava dentro da normalidade na segunda-feira (19). A operadora diz que ajusta a escala médica conforme a demanda, monitora os tempos de espera e, quando necessário, redireciona pacientes e profissionais para outras unidades da rede.