Capela do arquiteto Ramos de Azevedo é invadida em SP

Uma capela projetada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo foi depredada por vândalos, healing ontem, no bairro rural de Inhaíba, em Sorocaba, interior de São Paulo. A grade que protegia a entrada principal teve o cadeado destruído e a porta foi arrombada. Os vândalos destruíram o altar de madeira e quebraram os vitrais coloridos. Bancos de madeira também foram destruídos.

A construção, do início do século 20, tem valor histórico e arquitetônico, por se tratar de uma das obras mais compactas do arquiteto. Ramos de Azevedo se notabilizou pela autoria de edifícios como o Teatro Municipal de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, o Instituto Caetano de Campos e o Palácio das Indústrias, todos na capital paulista, além de vários edifícios no interior. A capela de Sorocaba, com apenas 40 metros quadrados de área construída, foi encomendada por indústrias de mineração do grupo Votorantim.

Newsletter RD

Além de sino de bronze, torre e cruz em concreto, a construção apresenta um raro telhado com telhas de pedra ardósia. Na década de 40, a igreja recebeu pinturas de artistas sacros. O presidente da ONG Memória Viva, Sérgio Ribeiro Aranha, lamentou a destruição. “Pelo que Ramos de Azevedo representou para a arquitetura paulista, obras como esta constituem o patrimônio intelectual de um gênio e devem ser preservadas a todo custo.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes