
Segurança pública foi o tema central da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal ABC, realizada nesta terça-feira (13/05). Durante reunião entre os prefeitos da região, todos assinaram termo de cooperação técnica que estabelece ações integradas entre as GCMs (Guardas Civis Municipais) das cidades consorciadas e aprimora processos operacionais de prevenção criminal nos municípios.
O acordo autoriza as equipes de segurança municipal a atuarem em territórios de outros municípios que também aderiram ao termo. A autorização permite intervenções em áreas vizinhas durante ações preventivas e repressivas, desde que respeitados os limites de competência de cada cidade.
O documento também prevê operações conjuntas em áreas de divisa, compartilhamento de dados e imagens dos sistemas de monitoramento eletrônico, além de denúncias de infrações. O termo inclui ainda o planejamento e a execução de treinamentos voltados aos agentes municipais de segurança.
A assembleia contou com a presença do presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e dos prefeitos de Santo André, Gilvan Júnior; São Caetano, Tite Campanella; Diadema, Taka Yamauchi; Mauá, Marcelo Oliveira; Ribeirão Pires, Guto Volpi; e Rio Grande da Serra, Akira Auriani.
Também participaram o comandante da Polícia Militar do Grande ABC, coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches Júnior; o diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), Luiz Carlos do Carmo; o secretário-chefe da Casa Civil, Enrico Misasi; e secretários municipais de Segurança da região.