A 2ª edição do Festival Sabores da Cidade começou nesta segunda-feira (12/05), em Santo André. Neste ano o número de restaurantes participantes chegou a 206, ou seja, 114% a mais do que o número de participantes da primeira edição. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato, ressalta o crescimento do setor que é responsável por 7 mil CNPJs ativos no município.
Os 206 restaurantes participantes estão divididos em três tipos de promoções diferentes. Alguns vão dar descontos em alguns pratos, outros vão oferecer um acompanhamento grátis e outros vão para o clássico “Leve 2, pague1”. O site do Festival (https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/festival-sabores-da-cidade-2025/), também conta com os endereços de cada estabelecimento a partir do sistema do Google Maps. Além disso, influenciadores digitais também foram chamados para aumentar o marketing deste evento.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o setor gastronômico é um dos mais crescem no município. Dos atuais 126 mil CNPJs ativos, um pouco mais de 7 mil são referentes a empresas deste setor.
“Muitos desses novos investimentos que foram aportados na cidade, na esteira de uma política de desenvolvimento econômico que simplificou, desburocratizou, agilizou a vida daqueles que querem investir e empreender na nossa cidade, um desses grandes investimentos é o investimento no Polo Gastronômico.”, disse o chefe da pasta em entrevista ao RD Momento Econômico.
Além de mais investimentos, uma das consequências foi a ampliação de cursos voltados para este setor, visando formar uma mão de obra, algo que é alvo de reclamação em outras cidades que buscam crescer na gastronomia. Atualmente são cerca de 10 mil pessoas que trabalham na cidade em restaurantes e lanchonetes.

Uma das novidades para a segunda edição do Festival Sabores da Cidade é a participação do Ifood. Mesmo pessoas que não são de Santo André vão conseguir entrar em contato com restaurantes participantes e acessar tais produções. Segundo Banzato, só no ano passado foram mais de 700 mil pedidos feitos pelo aplicativo em território andreense, o que equivale a média de um pedido por cada morador. Com o ticket médio acima dos R$ 70.
Outras ações
Banzato também enfatizou o Feirão de Inclusão Produtiva e Emprego. Primeiro feirão 100% on-line da cidade, foram disponibilizados mais de 5,3 mil empregos em 77 empresas diferentes. Além de serviços voltados para a qualificação educacional e profissional. Terminando no final de maio, o site do feirão (https://portais.santoandre.sp.gov.br/casadotrabalhador/feirao-de-inclusao-produtiva-e-emprego/) contou com mais de 28 mil acessos nos primeiros sete dias, sendo que o objetivo inicial era alcançar pelo menos 30 mil durante todo o período da ação.
Outra proposta que foi iniciada é o projeto “Siga Santo André”, um site que busca apresentar a cidade a partir do georreferenciamento, utilizando um mapa para indicar em quais locais estão os serviços do município. Uma das plataformas do projeto é o “Siga Invest”, voltado para os empreendedores e que conta com parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A ideia é aproveitar que Santo André é uma das 30 cidades com maior número de franquias, para atrair novos investidores.