
As vendas do Dia das Mães devem beneficiar cerca de 663 mil pequenos negócios no Estado de São Paulo este ano, sendo 477 mil MEIs (Microempreendedores Individuais) e 186 mil micro e pequenas empresas, segundo pesquisa do Sebrae-SP. O gasto médio com presentes será de R$ 298,20, com destaque para cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes. Já descontada a inflação medida pelo IPCA-IBGE, espera-se um aumento real de 3,5% nos gastos neste Dia das Mães.
O levantamento indica que, em média, os consumidores pretendem adquirir dois presentes. Cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes são preferidos por 47% deles, seguidos por itens de vestuário como roupas, calçados e bolsas (41%), chocolates (35%), flores (35%) e bijuterias e acessórios (27%).
A pesquisa também aponta que 59% dos consumidores de pequenos negócios planejam gastar mais neste Dia das Mães em comparação com 2024. Por outro lado, 24% pretendem manter os gastos no mesmo nível, e 16% esperam gastar menos. Apenas 1% não comprou presentes para a data no ano passado.
Em relação ao perfil de consumo, 59% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais este ano, além do aumento real de 3,5%. Esse comportamento indica que a economia está aquecida, apesar da inflação, especialmente nos alimentos, que tem pressionado o poder de compra.
O preço é o fator mais importante para 70% dos entrevistados no momento da compra. Ofertas e promoções são relevantes para 45%, enquanto produtos diferenciados influenciam 34%.
As compras presenciais dominarão, com 60% dos consumidores preferindo comprar em lojas físicas. Além disso, 13% planejam dividir as compras entre o ponto físico e a internet.
Apesar da preferência por compras presenciais, a busca por informações ocorrerá principalmente no Instagram (51%), enquanto 49% consultarão lojas, supermercados e mercearias.
O cartão de crédito será o meio de pagamento de 63% dos consumidores, seguido por 46% que usarão débito e 44% que optam pelo Pix.