
Neste final de semana a Operação Dorme Bem, programa que visa garantir a ordem pública e o sossego dos moradores no período de descanso, em São Bernardo, lacrou locais irregulares no Conjunto Anchieta, na região central da cidade, próximo ao terminal João Setti. A ação da Guarda Civil Municipal (GCM) bloqueou andares do prédio que colocavam a população em risco.
Para evitar que pessoas retornem ao local, irregularmente, o acesso ao segundo e terceiro andares do prédio foi fechado com alvenaria. “No dia 15 de abril, fizemos uma ação fiscal no local. Um dos locais, onde funcionava um cinema, foi lacrado por falta de alvará, além de continuarem descumprindo um termo de ajuste de conduta”, explicou Géslei Bonicio, secretário municipal de Planejamento Urbano.
Para o secretário, a ação da Prefeitura desta madrugada foi assertiva, porque ali se não fosse tomada uma decisão como essa poderia acontecer uma tragédia. “Há mais de três anos há um processo sobre o conjunto e nada foi feito antes”, alertou.
A Secretaria da Saúde lacrou outros dois estabelecimentos no local por falta de alvará e licença da vigilância sanitária. Outra irregularidade encontrada no Conjunto Anchieta foi a construção de um prédio anexo ao local, irregular, com possíveis moradias. “Esse caso também é conduzido pela administração, tudo está sendo investigado. Contamos com a ajuda da população. Se tiver perturbação do sossego aí no seu bairro, é só ligar para o 153 da nossa GCM. Nosso principal objetivo é que as noites de São Bernardo sejam mais seguras e tranquilas”, acrescentou o prefeito Marcelo Lima.
Prisão no Jardim Limpão
Após ação na região central, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) em conjunto com as inspetorias da Vila São Pedro e Taboão, identificaram um homem procurado pela Justiça, no Jardim Limpão, após vistoria em um estabelecimento. No local, foram encontradas máquinas de caça-níquel, além de 45 celulares de diferentes marcas, 67 cartões bancários de diferentes instituições financeiras, além de 15 maquinhas de cartão, 18 documentos pessoais, bem como jóias e bijuterias e dinheiro em espécie. Os equipamentos foram apreendidos por configurarem prática de jogo de azar, considerada contravenção penal. A ocorrência foi registrada no 1º DP, ficando o homem à disposição da justiça.
Operação Dorme Bem SBC
Lançada ainda na primeira quinzena de abril, a Operação Dorme Bem já autuou estabelecimentos no pós-balsa. A GCM, em parceria com a Romu, além de agentes da vigilância sanitária e de outras secretarias, caso necessário, fazem vistoria e fiscalização em estabelecimentos comerciais. A ação já passou pelo pós-balsa, Riacho Grande, Vila Esperança e outras regiões da cidade.