
Mauá, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, realizou no último dia 29 a reunião preparatória que definiu propostas e delegados que irão compor a 5ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. A conferência antecede as etapas estadual e nacional e será realizada no dia 31 de maio, na sede do Consórcio ABC.
O tema do encontro mauaense foi “O Enfrentamento ao Racismo e Outras Formas Correlatas de Discriminação Étnico-Raciais e de Intolerância Religiosa”, que contou com a presença de 70 participantes. Estiveram representados movimentos afrodescendentes, povos indígenas e comunidades ciganas.
O secretário de Relações Institucionais, Edilson de Paula, destacou a importância da participação na etapa estadual como forma de fortalecer o movimento e dar visibilidade à união dos movimentos sociais pela promoção da igualdade étnico-racial. “Nosso programa de governo estabelece que o município está engajado na luta pela promoção da igualdade étnica e racial. Por isso, enfatizamos a relevância do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da participação na Conferência Regional, levando as demandas de Mauá para serem representadas nas demais etapas”, afirmou Edilson de Paula. Ele ressaltou que, para isso, é fundamental a organização da sociedade.
Segundo o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que leva em conta a autodeclaração dos entrevistados, quase metade da população de Mauá apresenta diversidade étnico-racial: 37.885 pessoas se autodeclaram pretas, 167.607 pardas, 380 indígenas e 1.635 amarelas — totalizando 207.507 indivíduos —, enquanto 210.661 se declaram brancas. Esses dados são fundamentais tanto para a organização da sociedade quanto para a discussão e elaboração de políticas públicas.
O coordenador regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, falou sobre os preparativos para a 5ª Conferência Regional e destacou o envolvimento coletivo no combate ao racismo. A etapa estadual e distrital ocorrerá de 25 a 27 de julho, e a etapa nacional será realizada em Brasília, de 15 a 19 de setembro.