
A Fundação do ABC venceu o chamamento público do Governo do Estado de São Paulo e seguirá à frente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André pelos próximos cinco anos. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (30/04), e o contrato de gestão prevê a manutenção das áreas clínicas e administrativas, dentro do modelo de Organização Social de Saúde (OSS).
O novo plano de trabalho mantém todos os serviços anteriormente prestados e apresenta avanços importantes, como a inclusão da Psicologia entre as especialidades e o aumento da oferta de cirurgias de catarata, que passam a 1.000 procedimentos por ano.
Entre as metas anuais pactuadas estão 70.188 consultas médicas, 34.296 consultas e procedimentos não médicos, 6.228 atendimentos de telemedicina e 9.588 cirurgias ambulatoriais — um crescimento de cerca de 15% no volume de cirurgias. Também estão previstos 170.877 exames por ano entre SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) interno e externo, além de 6.228 sessões de quimioterapia.
Instalado na Vila Luzita, o AME Santo André é uma unidade de alta resolutividade com parque tecnológico composto por 360 equipamentos. Atua sob o regime de hospital dia, o que garante mais agilidade nos diagnósticos e tratamentos. A unidade oferece especialidades como Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Mastologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. Entre os exames realizados estão tomografias, mamografias, endoscopias, colonoscopias, densitometrias, ecocardiogramas, testes ergométricos, MAPA, holter e outros.
Na área não médica, permanecem os atendimentos com profissionais de enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e fonoaudiologia. A principal novidade é a inclusão da Psicologia.