
Oferecer elementos naturais e da cultura africana, além de materiais à disposição da criatividade de alunos da educação infantil da rede municipal de ensino de Santo André. Este é o objetivo do Brincáfrica, novo espaço pedagógico da Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará – Parque Escola (rua Anacleto Popote, 46, na Vila Valparaíso), inaugurado nesta quarta-feira (09/04).
O Brincáfrica é organizado a partir de contextos e estações que proporcionam escolhas e criações às brincadeiras das crianças. Propicia experiências sensoriais e imaginativas que abordam memória olfativa e vivências táteis, relacionando as mesmas às paisagens naturais africanas, como savana, deserto e floresta tropical.
Nesta quarta-feira, houve ainda, o lançamento impresso da publicação “África: Diversidade Ambiental, Identidade e Ludicidade – Uma Reflexão Pedagógica sobre as Relações Étnico-raciais e a Educação Ambiental”.
Trata-se de um material voltada ao trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e professoras da rede, com o objetivo de fomentar a aplicação real da Lei nº 10.639/2003.
A proposta do Brincáfrica contempla uma estrutura itinerante, sob a mesma temática que visitará as creches da rede municipal de ensino. “Estamos falando de representatividade. De um espaço rico e diverso construído coletivamente e que está em constante movimento. Vem para trabalhar as questões étnico-raciais das nossas crianças pequenas e bem pequenas, contando, inclusive, com a versão itinerante nas creches da cidade. Neste local, as crianças aprendem brincando, e espaços como este são essenciais para estimular a sensibilização e a criatividade”, pontua a gerente da Emea, Edilene Vieira Fazza.
“Este espaço foi idealizado de forma colaborativa, integrando referências bibliográficas, a legislação vigente e as valiosas contribuições e recomendações de nossos professores. Destacamos também as vivências e o conhecimento de nossa equipe, pois ao abordar a África, torna-se imprescindível considerar os saberes coletivos e promover ações conjuntas”, completa Edilene.
Emea Parque Tangará
A Escola Municipal de Educação Ambiental está localizada no interior do Parque Escola, com aproximadamente 50 mil metros quadrados ocupados em parte por vegetação nativa da Mata Atlântica, que também está à disposição da população.
Tem como objetivo sensibilizar as crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para as questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, unindo educação e preservação ambiental com aulas e oficinas temáticas.
No portal www.parqueescola.org.br também é possível ter acesso a materiais pedagógicos, além das edições da Emea em Revista e cursos oferecidos à comunidade.