
A luta contra a dengue em Mauá mostra resultados animadores: de janeiro a março de 2025, os casos caíram de 3.900 para 548, uma redução de 86%. A queda reflete o esforço da Prefeitura e da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Para manter os avanços, a Secretaria de Saúde formou a primeira turma de Brigadistas Contra as Arboviroses nesta sexta-feira (04/04), em encontro no Teatro Municipal, que contou com a presença da Secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto e toda a equipe das Vigilâncias em Saúde. A participação do representante do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE7), Thiago de Lima Camargo confirma a importância da iniciativa da Prefeitura.
Os brigadistas, dois por serviço público municipal (exceto nas escolas e CRAS, que ainda passarão por capacitação), atuarão eliminando criadouros e multiplicando informações para o controle do vetor.
Ações preventivas
A Prefeitura intensifica as ações com iniciativas como o “Dia D no Território”, realizado na primeira sexta-feira do mês, em que equipes das UBS orientam moradores.
Em 2025, já foram realizadas 49 ações específicas. Em 2024, foram oito mutirões, visitas a cerca de 400 mil imóveis e bloqueios de transmissão em casos suspeitos.
O Plano Municipal de Contingência envolve diversas secretarias, garantindo um trabalho conjunto.
Orientações
A população é orientada a eliminar água parada, manter caixas d’água tampadas, limpar calhas, proteger pneus, cuidar das piscinas e trocar a água dos pets semanalmente. Em caso de sintomas como febre alta e dores no corpo, é essencial procurar atendimento médico.