
O Teatro Municipal de Mauá foi o cenário da assembleia para eleição dos integrantes do Conselho de Cultura local, na noite desta terça-feira (02/04), com 200 pessoas representando os diversos segmentos artísticos e autoridades, como o representante do Ministério da Cultura, Alessandro Azevedo.
Azevedo destaca a importância da música, das artes plásticas, do teatro e do folclore para a cidadania do povo brasileiro, e além disso ressalta como a cultura pode contribuir para que o país seja reconhecido internacionalmente de maneira mais positiva.
O exemplo dado foi o cinema, em que o filme ‘Ainda Estou Aqui’, apesar de não ter utilizado recursos federais, concorreu ao Oscar, a premiação reconhecida em todo o planeta. Azevedo lembrou a imensa repercussão que envolveu o filme nas redes sociais e nas rodas de conversa e que o cinema nacional é um exemplo de superação aos desafios impostos pela pandemia e pelo desmonte que passou recentemente.
Após a contagem dos votos e nominados os eleitos, ficou decidido que logo será divulgada a data da posse e que já poderão participar das futuras reuniões assim como de decisões sobre os novos editais e leis de incentivo. O presidente do Conselho Municipal de Cultura é o secretário Deivid Ferreira Couto e a vice-presidente é Meire Terezinha. A assembleia foi encerrada com a reafirmação do compromisso com o fortalecimento da cultura em Mauá.
Foram empossados também no Conselho Municipal de Cultura, nos seguintes segmentos:
Artes Cênicas – Gabriel Pangon (titular) / Gil Monteiro (suplente)
Artes Visuais – Adilson Alves / Fae Alves Braga
Audiovisual – Makeda / Paulo Cardoso
Cultura Popular – Meire Terezinha/ Erick Kelvin
Hip Hop – Deise Negra Luome / Camilo Cardoso
Literatura – Mileny / Bárbara Yuri
Música – Marlene / Marcos Manuel
Povos de Matrizes Africanas – Mãe Tuko — Maria Isabel / Yara Alves Terra
Dança – Zuleide / Mario Quorema
As inscrições para a eleição foram feitas por meio de página na internet mapacultural.maua.sp.gov.br, e apenas a comunidade artística cadastrada pode participar. Esta é uma forma de reunir quem contribui no dia a dia cultural da cidade.