
Os moradores do bairro Chácara São Francisco, em Rio Grande da Serra, reclamam que estão sem iluminação pública em pelo menos onze postes desde janeiro de 2024 e nem solicitações feitas na ouvidoria do município e diretamente à prefeitura na gestão anterior e na atual resolveram o problema. A iluminação é sempre colocada como um dos principais fatores da segurança pública. Os moradores se sentem inseguros, à noite, relatam casos de furtos perpetrados por bandidos que se aproveitam da escuridão.
Não por acaso os índices criminais de fevereiro divulgados nesta segunda-feira (31/03) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e mostram que a cidade teve mais mortes violentas, mais roubos e furtos neste ano, sendo a única cidade da região que piorou nos três tipo de crimes. Nos primeiros dois meses de 2024 uma pessoa foi assassinada em Rio Grande da Serra, no primeiro bimestre deste ano o número saltou para três casos, alta de 200%. O número de roubos, ainda que considerado baixo, subiu 125%, de 4 para 9 ocorrências e os furtos subiram 32,56% passando de 43 nos dois primeiros meses do ano passado, para 57 no mesmo período de 2025.
O morador Vanderlei de Martin, conta que a infraestrutura está no local e é antiga, mas sempre funcionava até que uma manutenção por causa de queda de árvore acabou cortando a alimentação dos postes das ruas Via Itajaí e Via Itororó, que ficam no extremo de Rio Grande da Serra, próximo à divisa com Ribeirão Pires. Assim que essa escuridão começou os moradores se reuniram e foram à prefeitura, receberam promessas de reparos que nunca aconteceram. “Virou a administração e falei diretamente com o prefeito Akira Auriani (PSB) que prometeu uma solução, mas já se vão mais três meses e nada. Uma comissão de moradores esteve com ele no dia 19 de janeiro e eu falei diretamente com ele no dia 5 de fevereiro e não adiantou. Nós somos uma parte esquecida de Rio Grande da Serra, nem uma máquina eles passam aqui para melhorar o acesso das ruas que não tem cascalho nem calçada, a única coisa que tem são os postes que agora nem a luz deles funciona”, lamenta o morador que, para se sentir mais seguro instalou quatro refletores potentes do lado de fora da sua chácara.
Outro morador da Via Itajaí, Elcio Frasato, diz que a sensação é de abandono pelo poder público. “Eles disseram no ano passado que a empresa terceirizada não estava fazendo o trabalho direito, mas nós pagamos todo mês R$ 27 de taxa de iluminação pública então o que estão fazendo com a gente é um descaso muito grande, mais de um ano pedindo socorro. Aqui é uma área de mata, as pessoas que descem do ônibus lá embaixo sobem mais de um quilômetro de rua de terra usando lanterna ou o celular para iluminar o caminho. Além do perigo de assalto, estupro, tem também problemas de animais que podem estar no meio da rua e não se vê. Eu me sinto inseguro também se precisar sair de noite”, comenta.
Delson Pinto Neves, outro morador, conta que os furtos passaram a ser rotina nas chácaras da rua por causa da escuridão. “Mês passsado entraram na chácara de um casal de idosos, por sorte não fizeram nada com eles, entraram só na casa dos fundos e levaram alguns objetos. Tivemos outros casos parecidos em outras casas. Aí o prefeito diz que a iluminação de led vai demorar para chegar no nosso bairro, mas a gente nem está pedindo isso, a gente só quer que o que já está lá funcione”, resume.
Contatada pelo RD, a prefeitura de Rio Grande da Serra, informou que na próxima semana a manutenção vai chegar ao bairro Chácara São Francisco. A administração municipal informa que a responsabilidade pela manutenção é de empresa contratada e diz que o sistema do bairro será modernizado. “Anteriormente, o sistema de comando dos postes de iluminação pública operava por meio de chaves centrais, um método atualmente considerado obsoleto. Esse sistema apresentava a desvantagem de que, em caso de falha em uma chave, toda uma sequência de postes permanecia apagada, comprometendo a eficiência da iluminação. Atualmente, encontra-se em curso a implementação da individualização dos pontos de iluminação pública, medida que visa garantir maior confiabilidade e aprimorar o funcionamento do sistema. Informamos que a manutenção será realizada na próxima semana, conforme o cronograma de execução da empresa contratada para este serviço”.
Reclamações sobre iluminação pública em Rio Grande da Serra, devem ser feitas diretamente na Secretaria de Obras e Planejamento no telefone: 2770-0172 – Opção 1 (Atendimento).