Tradicional no segmento funerário, a Ossel tem apostado cada vez mais no esporte como um instrumento de inclusão, bem-estar e impacto social. A empresa acredita que a prática esportiva proporciona disciplina, oportunidades e mudanças reais na vida das pessoas. “Nosso objetivo é estimular as pessoas a criarem o hábito de praticar esportes e, a partir disso, ampliar o apoio a diversas modalidades”, afirma Karyn Paiva, gerente de marketing da Ossel Esportes, em entrevista ao RDtv.
O envolvimento da empresa com o esporte é de longa data, começou nos primórdios da empresa, impulsionado pela relação familiar dos fundadores com a atividade esportiva. Inicialmente, a marca se tornou referência nos serviços funerários, mas também se destacou ao investir em equipes e atletas de diferentes modalidades.
O primeiro grande passo foi com o patrocínio ao São Bento, tradicional equipe do futebol paulista, sediada em Sorocaba, cidade onde fica a matriz da empresa. Com o tempo, o projeto evoluiu e hoje a Ossel é uma das patrocinadoras oficiais do Time Brasil de Esportes de Inverno. “Quando criamos o departamento de esportes, passamos a ter uma visão mais profissional. Muitos até questionavam: ‘É a mesma Ossel dos planos funerários?’ Sim, somos uma funerária que incentiva a atividade física. Nosso maior objetivo é apoiar o esporte e estimular a prática esportiva”, afirma Karyn.
Desafios no investimento esportivo
Apesar do forte vínculo com o esporte, Karyn ressalta que investir na área ainda é um desafio. A Ossel recebe dezenas de pedidos de patrocínio semanalmente e precisa avaliar cuidadosamente cada proposta. “Foi um processo difícil de profissionalização. Não somos uma empresa de marketing esportivo, mas entendemos a importância do esporte na vida das pessoas. Por isso, buscamos incentivar o máximo possível. Já investimos em atletas que, depois, percebemos que não se alinhavam ao nosso perfil. Hoje, conseguimos escolher com mais clareza aqueles que realmente compartilham nossos valores”, explica.
Parceria com a Confederação Ice Brasil
Um dos principais acertos da Ossel foi a parceria com a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), também conhecida como Ice Brasil. Apesar de o Brasil ser tradicionalmente reconhecido pelo futebol, os esportes de inverno têm ganhado cada vez mais visibilidade. A entidade é responsável pelo desenvolvimento de modalidades como hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade e curling.
“A parceria com a confederação foi uma surpresa maravilhosa, pois há muita expectativa envolvida. Estamos com eles há três anos e essa relação se desenvolveu de forma natural. Já estamos pensando nos Jogos Olímpicos de Inverno e buscamos incentivos de outras empresas para investir nos atletas”, conta Karyn.
O resultado desse apoio já pode ser visto na performance brasileira. Em março deste ano, no Mundial de Bobsled, disputado nos EUA, a equipe brasileira conquistou o 13º lugar, a melhor colocação da história do país na modalidade 4-men. A Ossel esteve presente nessa conquista.
Olhar para o futuro
Conhecido como a “Fórmula 1 do Gelo”, o Bobsled é um esporte coletivo no qual equipes descem em alta velocidade em trenós por pistas de gelo. Em 2026, além da Copa do Mundo de Futebol, os XXV Jogos Olímpicos de Inverno serão realizados na Itália, e o Time Brasil, com o apoio da Ossel, busca conquistar uma medalha inédita.
A empresa pretende ampliar seus investimentos esportivos e buscar parcerias com outras instituições que compartilham sua visão sobre o impacto social do esporte. “Fazemos questão de apoiar projetos que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. O esporte ensina valores essenciais”, enfatiza Karyn.
Além dos esportes tradicionais, a Ossel planeja expandir seu apoio para novas áreas, como e-sports, basquete e outras modalidades. “Nosso objetivo é não apenas patrocinar, mas também idealizar eventos esportivos próprios”, conclui.