ABC - sexta-feira , 2 de maio de 2025

Vacinação contra a gripe atrasa no ABC e parte das cidades nem recebeu instruções

Vacinação começa primeiro em Santo André, na segunda-feira (31/03). (Foto Helber Aggio/PMSA)

O Ministério da Saúde divulgou que iria começar a campanha de vacinação contra a gripe mais cedo, ainda em março, diferente dos anos anteriores quando a campanha começou entre abril e maio, porém, parte das cidades do ABC nem recebeu instruções sobre a vacina, e outras só devem começar a vacinar em abril mesmo. A estratégia de antecipar a vacina veio por causa da circulação maior dos vírus que trazem as síndromes gripais.

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha teria início no dia 25 de março, porém poucas cidades receberam instruções e vacinas para iniciar as aplicações antes de abril. Há cidades no estado onde a vacinação vai começar antes, a Capital, por exemplo, começa a aplicar as doses nesta sexta-feira (28/03).

Newsletter RD

No ABC a primeira a começar a vacinar contra a gripe é Santo André, que informou que começa a aplicar as doses na segunda-feira (31/03). A prefeitura estima o público alvo para a vacina em 250 mil pessoas.

A vacina contra a gripe faz parte do calendário nacional de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além de puérperas, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. O imunizante de 2025 contem as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B.

“A antecipação da campanha de Influenza de 2025, é muito importante para garantir a imunização da população prioritária o quanto antes, garantindo o acesso ao imunizante em todas as 34 unidades básicas de saúde da nossa cidade. É Santo André trabalhando com foco na prevenção e promoção à saúde da população”, comentou o diretor de Vigilância à Saúde de Santo André, César Rangel Gusmão.

No dia 05/04 é a vez de Diadema começar a vacinar contra a gripe. Na cidade o público-alvo é estimado em 133.243 pessoas e a cidade recebeu inicialmente 7.300 doses do Ministério da Saúde. No ano passado a cidade minitrou 109.926 doses da vacina contra influenza. Também no ano passado a cidade registrou 276 notificações de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) com 18 óbitos.

Nota da prefeitura de Mauá informa que ainda são aguardadas informações para que então o calendário municipal de vacinação contra a gripe seja estabelecido. A cidade já recebeu 8 mil doses da vacina.

A prefeitura de São Bernardo também ainda não tem uma data para começar a vacinar contra gripe. A administração municipal informa que no ano passado aplicou 250.141 doses da vacina e que em 2024 foram 23.604 casos de síndromes gripais notificados, sendo que entre janeiro e março ocorreu uma morte.

No ano passado a prefeitura de São Caetano aplicou 56.094 doses da vacina contra a influenza. Neste ano a prefeitura ainda não estabeleceu o calendário para esta campanha porque aguarda orientações do Ministério da Saúde.

As prefeituras de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires não responderam.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes