
Uma tragédia aconteceu na Estrada Velha do Mar, divisa entre São Bernardo e Cubatão, no último domingo (23/03), quando o motociclista Claudemir Tadeu de Carvalho, de 38 anos, colidiu com um motorista embriagado que trafegava na contramão.
O acidente, ocorrido por volta das 10h50, resultou na amputação da perna direita de Claudemir, que segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Agora, a família faz apelo urgente por doações de sangue para ajudar no tratamento do motociclista.
Quem puder ajudar, as doações de sangue para Claudemir Tadeu de Carvalho podem ser feitas no Hospital Mário Covas, localizado na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321.
Acidentes na SP-148
A SP-148, importante corredor entre o ABC e o litoral, já registrou 14 acidentes somente este ano, conforme dados do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP). Especificamente no trecho onde ocorreu o acidente de Claudemir, o DER precisou implementar um sistema de “pare e siga” na pista sentido norte, utilizando uma faixa lenta para manter o fluxo de veículos no domingo. Precisou esperar até que uma viatura de inspeção e guincho fossem acionados para que a via fosse liberada.
Em 2023, o trecho passou por obras de reabilitação e sinalização, mas devido à falta de fiscalização, é comum que motoristas abusem da velocidade e acabem se acidentando. E na tentativa de driblar a situação, o DER informa, ainda, que desenvolve um projeto para duplicação de vias e melhorias na área, mas não informou quando deve sair do papel.
Novos radares
A principal exigência da população para evitar novos acidentes na região — a instalação de fiscalização eletrônica — ainda é uma promessa. Quatro novos radares estão previstos para os km 30,6, 31,6, 32,4 e 37,5, com previsão de operação apenas a partir de meados de maio de 2025. Enquanto os prazos se prolongam, histórias como a de Claudemir se multiplicam.