
Na próxima terça-feira (25/03), funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciarão uma paralisação por tempo indeterminado, o que afetará a linha 10-Turquesa, que atende cidades do ABC. A decisão foi tomada na noite da última quinta-feira (20/03), em assembleia realizada na sede do sindicato, na região central de São Paulo.
Além da linha 10, a greve também impactará as linhas 7-Rubi, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. O movimento tem como objetivo protestar contra a privatização das linhas, cujo leilão está previsto para o fim deste mês.
Apoio à greve
Através das redes sociais, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo manifestou apoio à greve e classificou a privatização como um processo que tornará o serviço pior e mais caro.
Por meio de nota oficial, a entidade também criticou o governo estadual ao afirmar que o compromisso da gestão é com interesses econômicos e não com os usuários e trabalhadores do transporte público. Ainda segundo o sindicato, a privatização das empresas públicas, como já ocorreu com a Sabesp, prejudica a população e deve ser combatida.
A categoria realizará uma assembleia no dia 25 de março para discutir formas de apoio à greve dos ferroviários.
Até o momento, a CPTM não se manifestou sobre a paralisação.