
São Bernardo viabilizou aumento de 58% na frota do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência). Atualmente, são 19 veículos, sendo que mais duas novas ambulâncias de suporte básico foram recebidas na sexta-feira (14/03), doadas pelo Ministério da Saúde, após solicitação da Administração municipal.
Outros cinco veículos que também entram em circulação nesta semana foram doados pelo governo federal no fim de 2024, mas estavam sem a documentação completa, processo que foi formalizado pela atual gestão. Em 1° de janeiro, a frota contava com 12 veículos em circulação, entre ambulâncias de suporte avançado, suporte básico, motolâncias e veículo de apoio.
Entre os 19 veículos da frota, 12 são ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado, uma ambulância da Rede Cegonha também de suporte básico, três motolâncias, sendo uma de reserva técnica e um veículo de apoio para transporte de pacientes entre equipamentos de saúde.
O Samu de São Bernardo conta com 12 bases: uma na região central da cidade e uma em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, o que faz com que o tempo de espera para atendimento de casos graves seja de, no máximo, nove minutos. São 317 profissionais, 250 deles na linha de frente, como motoristas e socorristas.