
Os ovos de Páscoa artesanais estarão mais caros este ano. Pequenos produtores reajustaram os preços dos produtos em até 35% para compensar o aumento no custo dos insumos, especialmente do chocolate, que já acumula alta de mais de 100% em 12 meses. O principal fator é a crise do cacau, que fez o preço da matéria-prima disparar 189% em 2024. Como consequência, empreendedores precisaram rever estratégias para equilibrar os custos sem perder clientes e nem comprometer a qualidade dos produtos.
Dona da Sales Gourmet Confeitaria, em Santo André, a confeiteira Alexia Piperno explica que os ajustes foram inevitáveis e favorecem o aumento do valor do produto final de 35%. “Ovos que custavam R$ 88 no ano passado agora estão por R$ 125. O chocolate, nosso principal ingrediente, dobrou de preço. No ano passado, um pacote de 2 kg saía por R$ 65, hoje custa entre R$ 130 e R$ 140”, conta. Para evitar repassar o aumento ao consumidor, Alexia optou por reduzir as margens de lucro e adotar estratégias como diminuir o tamanho dos produtos e modificar embalagens. “É preciso escolher trabalhar com o melhor preço ou com a melhor qualidade. Aqui, optamos sempre pela qualidade”, destaca.
Além do chocolate, outros insumos essenciais para a produção dos ovos de Páscoa também tiveram aumentos expressivos. Carolina Silva de Oliveira, confeiteira em Mauá, relata que o leite em pó, muito utilizado nos recheios, subiu cerca de 0,97%, enquanto o chocolate teve aumento de 40%. Para manter a qualidade sem perder clientes, Carolina fez um reajuste de 20% nos preços. “Um ovo de 500g que custava R$ 120 no ano passado agora sai por R$ 150. Esse cálculo foi feito para que a confeitaria não ficasse sem lucro e, ao mesmo tempo, para não afastar os clientes”, explica.
Segundo Carolina, pequenos produtores enfrentam um desafio maior diante da inflação. “Grandes empresas conseguem comprar matérias-primas a preços mais baixos, enquanto adquirimos em menor quantidade e pagamos mais caro. Mas os clientes geralmente não percebem essa diferença e tendem a comparar somente o preço final”, explica.
Em Ribeirão Pires, a confeiteira Julia Sena, proprietária da Ju Donuts, também precisou reajustar os valores em cerca de 27% para equilibrar os custos. “O chocolate subiu de R$ 66,99 para R$ 115,00, o creme de avelã foi de R$ 35,90 para R$ 46,90 e o leite em pó passou de R$ 13,89 para R$ 20,79. São aumentos expressivos”, detalha. Para continuar competitiva no mercado, Julia aposta em pesquisa de preços antes de comprar matéria-prima. “Cada centavo faz grande diferença no valor final do produto”, destaca. Para atender clientes que querem economizar sem abrir mão do chocolate, sua confeitaria lançará mini ovinhos nesta Páscoa, sendo uma opção menor e mais acessível, sem perder a qualidade.
Adaptação ao mercado
Mesmo diante do aumento expressivo dos custos de produção, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) avalia que a Páscoa pode ser um período positivo para os negócios, especialmente para os pequenos empreendedores. O consultor de negócios Caio Ito afirma que os consumidores devem buscar alternativas mais acessíveis, como ovos menores, caixas de bombons e lembranças temáticas.
“Ovos artesanais têm a vantagem da personalização e do contato direto com o cliente, fazendo a diferença na decisão de compra”, destaca. Segundo Ito, enquanto as grandes marcas enfrentam resistência devido ao repasse de preços, os produtores artesanais que souberem se posicionar e agregar valor aos produtos conquistam um bom volume de vendas.
Para lidar com os desafios do mercado, Ito recomenda que os empreendedores apostem em estratégias para otimizar os custos sem comprometer a experiência do consumidor. Negociar com fornecedores, revisar embalagens e oferecer opções menores ou kits combinados são algumas das medidas sugeridas.
“A embalagem pode ser um diferencial importante. Alternativas criativas e econômicas ajudam a melhorar a percepção do produto sem o encarecer”, explica Ito. Além disso, destaca que investir na divulgação é essencial para garantir boas vendas. Fotos atrativas, campanhas bem planejadas e promoções são decisivas na hora da compra.