
O Brasil fechou 2024 com a menor taxa de galpões vagos nos últimos anos: 8,4%. É a primeira vez em mais de dez anos que essa taxa de vacância fica abaixo dos 10%. O Estado de São Paulo, que concentra grande parte dos centros logísticos de alto padrão, segue o ritmo, com 8,6% de desocupação. E parte do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema), tem um dos menores índices de desocupação, com 3,8%. Já a área ocupada dos galpões no Brasil aumenta ano a ano, ao final de 2024 era de 31 milhões de m². Os dados são da JLL, consultoria imobiliária comercial.
De olho nesse mercado que não para de crescer, incentivado pelas compras on-line, a construtora e incorporadora MBigucci acaba de concluir a segunda fase do seu maior Centro Logístico, o MBigucci Business Park Santo André, localizado na av. dos Estados, 7.328, em um terreno de 110 mil m² (equivalente a 15 campos de futebol). Em visita técnica ao local na sexta-feira (07/03), com a presença do prefeito de Santo André, Gilvan Junior, e do secretário de Geração de Emprego e Renda, Evandro Banzato, a diretoria da MBigucci informou que antecipa a construção da terceira fase do empreendimento para atender à demanda.
Durante a visita aos galpões já prontos e à nova obra, o prefeito Gilvan Junior destacou a qualidade do Centro Logístico. “A gente quer cada vez mais investimentos dessa forma para a cidade, que gera emprego, renda, e se preocupa com a sustentabilidade. O município só tem a agradecer”, ressaltou o prefeito. O secretário Evandro Banzato aproveitou para reforçar que em Santo André as empresas encontram um ambiente favorável para quem quer investir.
Alto padrão
Com infraestrutura triple AAA (alto padrão), todos os módulos possuem pé direito de 12 metros (altura de um prédio de quatro andares) e piso com resistência de 6 toneladas/m² (adequada para o trânsito de maquinários e amplo armazenamento), além de docas para carga e descarga. A portaria, blindada, oferece segurança e controle de acesso 24h, com circuito fechado de TV. Em formato de condomínio fechado, o Centro Logístico atende empresas e indústrias de diferentes segmentos.
Segundo o diretor de locação da MBigucci, Marcelo Bigucci, a infraestrutura de alto padrão, os diferenciais construtivos com tecnologia de ponta e a localização estratégica de fácil acesso ao Rodoanel movimentaram uma alta demanda pelo Centro Logístico. “A primeira fase inauguramos 100% locada, e nesta segunda fase, que acabamos de concluir, só temos um galpão disponível”, destacou Bigucci. Com a alta procura, a empresa decidiu antecipar a construção da próxima etapa. De acordo com o diretor técnico da empresa, Milton Bigucci Junior, nesta terceira fase serão mais 10 galpões de 1.192 m². “Temos terreno para ampliar ainda mais este Centro Logístico”, destacou.
Expansão
A primeira fase do Centro Logístico MBigucci Business Park Santo André foi entregue no final de 2023, com nove módulos, totalizando 16 mil m². A segunda fase, concluída em janeiro de 2025, também entregou 9 módulos com mais 16mil m². E na terceira fase serão entregues cerca de 12 mil m², em dez módulos. O megaempreendimento, construído e locado pela MBigucci, é um dos maiores e mais modernos do ABC. No total, o Business Park Santo André abrigará 37 galpões, com um investimento de 320 milhões e a geração de mais de 2 mil empregos em seu pleno funcionamento.
Este é o terceiro Centro Logístico com a marca MBigucci Business Park. O primeiro foi entregue em 2012, em Diadema (av. Fagundes de Oliveira, 538), e o segundo em 2017, em São Bernardo (rua Martini, 292 – Rudge Ramos). A MBigucci já prospecta novas áreas para outros empreendimentos logísticos na Grande São Paulo.
Caminhoneiras
A MBigucci se uniu ao Movimento “A Voz Delas” da Mercedes-Benz e implementou no Centro Logístico Business Park Santo André o “Espaço A Voz Delas”, um dos primeiros do Brasil dedicado exclusivamente às caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), com toda segurança e acolhimento para uma parada. Possui chuveiro, Wi-Fi, televisão, sofá, minicozinha com copa equipada (micro-ondas, cafeteira, bebedouro, pratos, copos e talheres), além de sala específica para amamentação e troca de fraldas. O empreendimento também possui local para descanso dos caminhoneiros, com Wi-fi, ar-condicionado, micro-ondas, bebedouro, televisão, chuveiro e sofá.
Usina fotovoltaica
O Centro Logístico MBigucci Business Park Santo André abrigará em breve a 3ª usina fotovoltaica da BigTec (empresa do grupo MBigucci para Energia Limpa). Serão 2 mil painéis solares, que gerarão 1.5 Megawatts pico. “Estamos finalizando a infraestrutura de montagem para instalação das placas no telhado”, destacou o diretor técnico, Milton Bigucci Junior.
A usina será sublocada para clientes diversos que terão o benefício de energia limpa. A segunda usina fotovoltaica da BigTec foi concluída no final de 2024, está instalada no Centro Logístico MBigucci Business Park Diadema, com 3 mil painéis solares e previsão de gerar 2.1 Megawatts pico. A primeira usina, também em Diadema, entrou em funcionamento em 2020, como um projeto piloto com 200 paineis solares.