
As prefeituras do ABC estão com vagas abertas para diversas atividades esportivas, que abrangem desde práticas coletivas, como futebol e basquete, até opções individuais, como ginástica e artes marciais. Com turmas voltadas para todas as idades, os programas promovem bem-estar e inclusão social por meio do esporte.
Em Mauá, as Oficinas Esportivas somam mais de 10 mil vagas em 20 modalidades, para crianças a partir de 7 anos, idosos e pessoas com deficiência. Cada participante se matricula em até duas modalidades, com aulas duas vezes por semana. O município registrou mais de 8,5 mil alunos em 2024 e segue com inscrições abertas ao longo do ano. Interessados tiram dúvidas pelo telefone (11) 4512-7500 ou acessam a lista completa de atividades e locais pelo link.
Já em Rio Grande da Serra, são oferecidas nove modalidades gratuitas – dança/ginástica, jiu-jitsu, futebol e futsal feminino e masculino, voleibol, condicionamento físico e treinamento funcional. Atualmente, há 110 vagas disponíveis em diversas categorias, com destaque para futebol e futsal infantil, jiu-jitsu para diferentes idades e a criação de uma nova turma de voleibol à tarde, abrindo mais 24 vagas, sendo o formulário preenchido pelo link de inscrição.
A cidade conta com três espaços públicos para os treinamentos: Estádio do Teixeirão (futebol), EMEB Rachel Silveira (dança, jiu-jitsu e condicionamento físico) e Quadra Municipal (futsal e vôlei, ainda não iniciados devido à revitalização do local). Em 2025, já são 340 praticantes inscritos, e, com o preenchimento das vagas abertas, esse número pode chegar a 450 participantes.
Santo André
Santo André disponibiliza uma ampla variedade de opções, incluindo ginástica para adultos e para a melhor idade, hidroginástica, pilates, atletismo, judô, capoeira, skate e natação. O município também conta com programas diferenciados, como o Gold Placa, que combina aulas de futebol de campo com inglês, e o Skate Parques, além de competições escolares envolvendo boliche e cubo mágico.
As inscrições em Santo André ocorrem durante todo o ano, de acordo com a disponibilidade de vagas e realizadas nos próprios locais das aulas. Informações são obtidas via WhatsApp no número (11) 4452-2064. Ano passado, 10 mil moradores participaram das atividades, e para 2025 já são 13 mil inscritos.
Diadema oferece diversas modalidades como futsal, capoeira, judô, futebol de campo, pilates, jiu-jitsu, skate, ritmos, boxe, zumba, vôlei, natação, hidroginástica, ginástica, basquete, handebol, ginástica artística e ioga funcional. As informações sobre inscrições e vagas disponíveis são obtidas diretamente nos locais onde as atividades são realizadas (ginásios, quadras, campos e salas de ginástica da cidade), exceto para natação e hidroginástica. Para participar, é necessário ser morador de Diadema e ter no mínimo sete anos. Dúvidas só ligar telefone 4053-3570.
Em Ribeirão Pires, os CTTs (Centros de Treinamento Técnico) oferecem modalidades, como ginástica rítmica, futebol, futsal, basquete, taekwondo, ritmo e passinho flashback. Em 2024, mais de 4 mil pessoas participaram das atividades, e a expectativa para 2025 é ultrapassar os 5 mil inscritos. Inscrições ocorreram nas últimas semanas, mas interessados podem obter mais informações pelo telefone 4824-1326 de possíveis vagas remanescentes.
São Caetano
São Caetano, através do PEC (Programa Esportivo Comunitário), abriu 8 mil vagas para 34 modalidades em 14 centros esportivos, distribuídos pelos 15 bairros da cidade. Entre as opções oferecidas estão alongamento, atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica, judô, natação, vôlei, pilates e até esportes de praia, como beach tennis e beach vôlei. As inscrições foram realizadas de forma online e já se esgotaram, como em 2024. Para mais informações sobre modalidades ou possíveis vagas remanescentes, interessados acompanham as redes sociais da Prefeitura ou entram em contato com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, pelo telefone (11) 4233-8916.
São Bernardo não informou sobre as vagas disponíveis até o fechamento desta reportagem.