A advogada e professora Priscilla Simonato assumiu formalmente, em 17 de fevereiro, a diretoria da FDSBC (Faculdade de Direito de São Bernardo), e fica no cargo até o início de 2029. Entre as principais metas da nova gestão estão a implantação do curso de mestrado em Direito no segundo semestre de 2025 e a ampliação dos serviços jurídicos gratuitos à comunidade para consolidar a faculdade como uma das mais renomadas do país, além de proporcionar aos alunos a teoria e a prática do Direito.
Em entrevista ao RDtv, Priscilla destaca os desafios de liderar a instituição com seis décadas de tradição e alto reconhecimento acadêmico. “É uma grande responsabilidade estar à frente de uma faculdade tão prestigiada, com excelentes índices de aprovação no exame da Ordem. A implantação do mestrado e a ampliação dos serviços jurídicos à população reforçam nosso compromisso com a excelência acadêmica”, diz.
Dentre tópicos a serem trabalhados na instituição, a adaptação ao avanço tecnológico será uma das prioridades da nova gestão. “Não podemos ficar inertes diante das mudanças. Hoje, a maioria dos processos jurídicos é eletrônica, e precisamos capacitar nossos alunos para essa realidade”, destaca.
Para isso, a faculdade investe em melhorias na infraestrutura, incluem a instalação de lousas interativas nas salas de aula e a ampliação da biblioteca virtual, que oferece vasto acervo de livros, artigos e revistas acadêmicas.
Além disso, a parceria internacional com a Università di Bologna segue como diferencial para os alunos, permitindo que realizem parte da formação na instituição italiana. Segundo Priscilla, a implementação do mestrado é um passo importante para que a faculdade, no futuro, possa oferecer um curso de doutorado.
Atendimento jurídico à comunidade
Outro foco da nova diretoria será a ampliação da assistência jurídica gratuita à população. Segundo a gestora, a faculdade precisa retribuir à comunidade o conhecimento produzido na instituição, deste modo, criando um complexo jurídico que permita atendimentos mais abrangentes, promovendo conciliações com a Prefeitura e orientando moradores sobre seus direitos.
A proposta envolve o fortalecimento de parcerias com órgãos públicos, garantindo que alunos apliquem seus conhecimentos na prática, ao mesmo tempo em que prestam um serviço essencial para a sociedade. “Essa troca é fundamental. O estudante ganha experiência real no atendimento jurídico e, ao mesmo tempo, auxilia a população que precisa desse suporte”, comenta.
A diretora também reforça a importância de potencializar o alcance das especializações para os profissionais do Direito e de outras áreas, e destaca cursos de pós-graduação da instituição, que abrangem áreas como Direito da Criança e do Adolescente e Direito aplicado ao SUS. Além disso, a faculdade incentiva estágios para os alunos explorarem diferentes áreas antes de definirem suas carreiras. “Muitos ingressam no curso com uma ideia fixa de atuação, mas a experiência prática pode revelar novos caminhos. O estágio é essencial para que eles conheçam diferentes áreas do Direito e tomem decisões mais embasadas sobre o futuro profissional”, explica.
Com 60 anos de fundação, a tradicional Faculdade de Direito de São Bernardo volta a ser oficialmente comandada por uma mulher após hiato de 20 anos. Priscilla Simonato assumiu formalmente o cargo de diretora da faculdade a partir do dia 17 de fevereiro, com mandato à frente da instituição até 15 de fevereiro de 2029.