
Na manhã desta terça-feira (04/03), um grande galho de árvore caiu na avenida Paranapanema, no bairro São Judas Campanário, em Diadema, entre os números 865 e 875. O incidente, que quase atingiu um morador que passava pelo local com seu cachorro, reacendeu as críticas dos residentes sobre a falta de manutenção das árvores na região.
Isso porque, há cerca de dois anos, os moradores solicitam providências em relação a árvores em más condições, muitas delas infestadas por cupins, mas o poder público parece não se movimentar para resolver a situação.
De acordo com relatos, esta não é a primeira vez que um galho da mesma árvore cai. Em janeiro do ano passado, um galho já havia se desprendido, e a prefeitura foi acionada para removê-lo. No entanto, a árvore, que apresentava sinais de infestação por cupins, não foi retirada. “Na época, eu até comentei com os fiscais: ‘Eu não sou técnico, mas claramente essa árvore está com problema’. Mostrei onde tinha cupins e formigas, e nem ligaram”, afirma Cosmo, líder comunitário da região.
Cosmo, que há anos tem alertado a prefeitura sobre os riscos das árvores no bairro, destacou que a situação se repete em diversas outras árvores da área. “As árvores da região estão parecendo um matagal, estão sujas, sem manutenção. Já faz meses que estamos pedindo providências, e nada. Vão esperar uma tragédia acontecer?”, questionou. Em outubro de 2023, ele já havia entrado em contato com o RD para relatar o problema, mas, na ocasião, a prefeitura não se pronunciou.
O histórico de quedas na avenida Paranapanema é preocupante. Em 2022, um galho caiu na mesma avenida, e, em outubro de 2023, uma árvore caiu próximo ao cruzamento com a avenida Prestes Maia. Desta vez, o galho caiu em cima de uma faixa de pedestres, aumentando o risco de acidentes. “Há dois anos estamos assim. Tem várias árvores infestadas de cupins por aqui. É uma incompetência do meio ambiente da cidade”, desabafou Cosmo.
Um morador que preferiu não se identificar relatou que estava passando pelo local com seu cachorro no momento da queda. “O galho quase me pegou. Todos já pediram para retirar as árvores, e não fizeram nada”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Diadema informa que, assim que foi notificada sobre a queda do galho na avenida Paranapanema, agiu de para recolher os detritos. A supressão da árvore deve ocorrer ainda nesta terça-feira (04/03) ou na quarta-feira (05/03).
A pasta também ressaltou que desde o início do ano, já foram realizadas mais de 1.940 podas e 75 supressões de árvores no município. A prefeitura afirmou que, graças a essas ações, o número de quedas de árvores durante o período de chuvas intensas foi reduzido. “A equipe do Meio Ambiente realiza vistorias em toda a cidade para prevenir quedas de árvores e garantir maior segurança durante a temporada de chuvas”, diz a prefeitura em nota.