
O Carnaval 2025, que acontece do dia 28 de fevereiro até o dia 4 de março, já começa a tomar forma no ABC com anúncios das programações de blocos e prefeituras a planejar ações para garantir uma festa animada e segura. Em Ribeirão Pires, o Bloco dos Gêmeos começa o ziriguidum no dia 22 de fevereiro (sábado), com o Grito de Carnaval no Ribeirão Pires FC, animado pela bateria Univitelina, DJ Gui e a banda Suingueira.
No dia 2 de março, domingo de Carnaval, o bloco desfila pela primeira vez com um trio elétrico, com saída do Paço Municipal de Ribeirão Pires (rua Miguel Prisco, 288 – Centro) às 17h, após concentração às 15h. A programação inclui apresentações de músicos que tocam nos projetos Nômade Orquestra, Samuca e a Selva e Mato Seco, como Mariana Duarte, da Banda Daspett, e Fernando Dantas.
Para encerrar as atividades, no dia 30 de março (domingo), a organização participa do Bloco da Sete, que reúne blocos do ABC em grande cortejo em Rio Grande da Serra. A expectativa dos foliões é grande. “Após conseguirmos reconhecimento como ponto cultural de Ribeirão Pires, por conta das nossas festas, a comunidade que fizemos sempre nos pergunta quando e o que vamos fazer para o próximo Carnaval, e nesse ano não é diferente”, afirma Renee Chimati, um dos organizadores.
Em Santo André, o Bloco Mulheres do ABC vai para a rua no dia 1º de março, sábado, com o tema de 2025 ‘As Mestras e Matriarcas da Cultura Popular’, com a proposta de valorizar o legado de mulheres que marcaram a história do samba, maracatu, coco e de outras expressões culturais. Entre os nomes citados estão Tia Ciata, Madrinha Eunice, Clementina de Jesus, Dona Olímpia e a Mestra Joana, do Maracatu. A concentração será às 10h na Praça do Carmo – Concha Acústica, em Santo André, com saída do cortejo às 12h. O trajeto segue pela rua Campos Sales até o Calçadão da Oliveira Lima e finaliza no cruzamento com a rua Luís Pinto Fláquer.
Além disso, o bloco andreense planeja trazer a participação especial da Mestra Penha, referência da cultura popular paraibana. “Neste ano, falar das mestras é buscar sempre reverenciar aquelas que vieram antes, pois a cultura popular é transmissão de saberes, história e resistência”, diz Rita Dionísio, umas das idealizadoras do bloco.
Bloco Maria Fuá chega ao 15º Carnaval com novidades
Em São Bernardo, o Bloco Maria Fuá comemora e leva como tema os 15 anos de participação no Carnaval, reforça a identidade do grupo, que se destaca pelas marchinhas autorais. O cortejo acontece no dia 1º de março (sábado), com concentração às 14h, no Parque Imigrantes, em São Bernardo. O trajeto passa pelas ruas Deoclécio, Florestal e Juruá, onde será o encerramento.
Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco promove variedade de shows circenses ao final do percurso, trazendo espetáculos de artistas de circo. Durante o cortejo, haverá intervenções artísticas em algumas paradas, com a participação de três bonecas gigantes que representam o bloco. A novidade deste ano é a inclusão de um triciclo alegórico com caixa de som e microfone. Segundo Cibele Mateus, fundadora do bloco, o projeto “Fuá no Quintal” será retomado, levará intervenções artísticas a três famílias com pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no bairro. “Fizemos essa ação em 2024, levamos uma pequena intervenção a três famílias do bairro. O objetivo é levar um pouco da festa que fazemos nas ruas para essas pessoas que não possuem condições de sair de casa”, explica.
Prefeituras se movimentam para folia
Além dos blocos, prefeituras da região também se programam para entrar na folia da data. São Bernardo oficializou o retorno do Carnaval de rua após nove anos, com edital lançado para o cadastramento de blocos interessados em participar das festividades. A relação dos habilitados será divulgada em 14 de fevereiro, e os desfiles acontecerão entre o fim de fevereiro e o início de março, sem data exata para o festejo.

Ribeirão Pires promove, no dia 23 de fevereiro (domingo), o Carnaval da Família, com festa inclusiva e segura para todas as idades. A programação será realizada no Paço Municipal, a partir das 14h, com atividades como concurso de fantasias, pintura de rosto, jogos infantis e apresentações culturais de escolas municipais e da Emarp (Escola Municipal de Artes). Também haverá shows de uma banda local e o desfile de um bloquinho de Carnaval, em que o público pode participar.
São Caetano terá programação de Carnaval dos dias 1º a 4 de março, mas sem desfiles de blocos. A Prefeitura prepara eventos para a data e deve divulgar em breve a agenda oficial. Além disso, um edital será aberto para participação em atividades organizadas pelo município.
As cidades de Rio Grande da Serra e Diadema ainda finalizam seus planejamentos para o Carnaval. Rio Grande da Serra estruturará suas festividades e deve divulgar o calendário definitivo a partir do dia 10 de fevereiro. Já Diadema, devido a ajustes financeiros, não incluirá o Carnaval no calendário oficial de eventos em 2025.
Santo André conta com agenda extensa
Santo André terá uma programação diversificada. No dia 3 de março (segunda-feira), das 15h às 18h, será realizada uma matinê no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, com a participação do Bloco do Madruga, além de marchinhas, brincadeiras, bonecos gigantes e distribuição de confete para as crianças.
Na Vila de Paranapiacaba, a festa acontece nos dias 1º, 2 e 4 de março, das 13h às 18h, com a apresentação da Banda Caxambu no entorno do Coreto do Clube União Lyra Serrano. No dia 3 de março (segunda-feira), o Bloco das Bruacas sairá do Bar do Campo às 12h30, percorre as ruas da vila inglesa até as 18h. Durante os quatro dias de festa, o Antigo Mercado estará aberto das 10h às 17h, com venda de produtos à base de cambuci e serviços de maquiagem e penteados carnavalescos.
No dia 21 de março (sexta-feira), será realizada a terceira edição do Carnadown, alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A Prefeitura também abriu inscrições para blocos interessados em desfilar em espaços públicos da cidade. O cadastramento pode ser feito no site da Prefeitura.