A economia circular e criativa tem ganhado força no ABC, com iniciativas que promovem o reaproveitamento de materiais, a sustentabilidade e até a geração de renda. Projetos como o “Costura Criativa”, desenvolvido pela Braskem em parceria com o Senai de Santo André, a Hisa Leilões, o Peça Rara Brechó, a Arena Baby e o programa Recicla Diadema, exemplificam esse movimento em ascensão.

O “Costura Criativa”, desenvolvido pela Braskem em parceria com o Senai de Santo André, capacita participantes em técnicas de costura, a partir de uniformes reaproveitados da empresa como matéria-prima para a confecção de necessaires, aventais, ecobags e mochilas.
Segundo Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, as mochilas despertam grande interesse dos alunos, pois são itens práticos para uso escolar, profissional ou lazer, além de representarem oportunidade para empreender e gerar renda. “A confecção desses acessórios permite que os participantes aprendam e apliquem diversas técnicas da Costura Criativa”, destaca.
Com carga horária de 160 horas, o curso já teve duas edições realizadas, com 28 alunos formados na primeira turma e 23 alunas na segunda. Atualmente, a terceira turma está em andamento, e a quarta edição, prevista para o segundo semestre de 2025, manterá o limite de 32 participantes. As inscrições serão divulgadas por meio das redes sociais da empresa.
Além deste programa, a Braskem também fortalece a economia circular com iniciativas como o Plastitroque, Ser + e o Programa Braskem de Educação Ambiental, que visam conscientizar a população sobre a reciclagem e a sustentabilidade. O Plastitroque incentiva a troca de materiais recicláveis por benefícios, ampliando o impacto ambiental positivo na comunidade.
Leilões de produtos
Outro destaque na economia circular do ABC é a Hisa Leilões, que atua há quatro anos no segmento de leilões de produtos reaproveitados. Com galpão localizado no bairro Fundação, em São Caetano, a empresa possui espaço para visitação e opera também pela internet, atendendo clientes em todo o Brasil.

Tatiana Hisa Sato, CEO da Hisa Leilões, destaca que a empresa busca tornar os leilões acessíveis a todas as pessoas acima de 18 anos, com a oferta de produtos com descontos atrativos. Os segmentos mais procurados incluem logística reversa, vestuário, eletrodomésticos, produtos gamer, perfumaria e cosméticos. Por meio dos leilões, consumidores podem adquirir itens para revenda ou uso próprio, incentivando o reaproveitamento e reduzindo o desperdício.
Brechó como opção second hand
O Peça Rara Brechó é uma das principais redes do segmento de second hand (segunda mão) no país, com 180 lojas espalhadas pelo Brasil. Na região, a marca está em processo de expansão com dez novas unidades, o que além de gerar sustentabilidade, garantirá mais de 150 empregos e investimento de R$ 8 milhões. Atualmente, a marca possui lojas nos seguintes endereços: avenida Portugal, 1702, em Santo André; na Alameda São Caetano e na avenida Kennedy, em São Bernardo.

Fundado por Bruna Vasconi, o Peça Rara diferencia-se pelo formato moderno, com organização acessível e descontos de até 50%. O modelo de operação funciona por consignação, permitindo que consumidores deixem itens sem uso para revenda ou obtenham créditos na loja. Parte das peças arrecadadas é destinada a bazares beneficentes, reforçando o compromisso social da marca.
Peças de bebês
A Arena Baby é outra rede que também se destaca no setor de moda circular, voltada especificamente para o segmento infantil. Com unidades em Mauá e São Bernardo, a rede opera no formato de franquia e tem conquistado espaço ao oferecer peças infantis de segunda mão em excelente estado, a preços acessíveis. O modelo sustentável da empresa incentiva o reuso de roupas infantis, considerando o rápido crescimento das crianças e a frequente necessidade de substituição do vestuário.
Além de comercializar peças de qualidade, a Arena Baby permite que clientes vendam roupas em bom estado para a loja, promovendo um ciclo sustentável de consumo.
Economia circular
Entre as sete prefeituras consultadas, somente Diadema informou quais iniciativas possui no que se refere a economia circular. Por meio do programa Recicla Diadema, lançado em 2022, a iniciativa promove a coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em parceria com cooperativas locais, ampliando o volume de trabalho e gerando mais postos de emprego.
Outra ação relevante é o Projeto Okavango, voltado à reciclagem de móveis e sofás, que incentiva o descarte adequado desses itens em ecopontos do município. A Prefeitura também planeja expandir suas iniciativas com novos programas, como o Moeda Verde, que incentiva a reciclagem por meio de benefícios, a requalificação dos ecopontos e a implementação de hortas comunitárias para revitalização de espaços urbanos.

Alimentação
O aplicativo Food To Save, disponível para Android e iOS, também se destaca na questão do reaproveitamento ao conectar estabelecimentos de todo Brasil, inclusive do ABC, que possuem excedente de alimentos a consumidores que desejam adquiri-los a preços reduzidos que podem chegar até 90% de desconto.
A plataforma contribui para a redução do desperdício e promove a sustentabilidade ao evitar o descarte de produtos ainda próprios para o consumo.
Entre as marcas que fazem parte da plataforma no ABC estão: unidades da Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau, Padaria Brasilusa (Santo André), Casa de Bolos Vó Leila (Santo André), Padaria Miami (São Bernardo), entre outras.