
O número de veículos abandonados nas ruas do ABC continua elevado, diante do volume de apreensões realizadas no ano passado. Cinco cidades da região (Diadema e Mauá não informaram) totalizaram 459 veículos retirados das ruas por estarem em estado de abandono. Muitos outros veículos também estavam na mesma situação, mas acabaram retirados pelos donos após notificação.
Além de ocuparem vagas, os veículos abandonados podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e zika, podem ser local para proliferação de outras pragas urbanas, como ratos, e ainda poluem o meio ambiente.
Além disso, veículos abandonados podem vazar óleos e até combustível que vão parar na natureza, e ainda oferecer risco à segurança pública. Essa é a preocupação de uma moradora de Mauá, que pediu para não ter seu nome revelado. A moradora conta que na rua Hermínio Mardegan, em frente ao número 81, no Jardim Itapark, diversos carros, aparentemente sucateados, ocupam vaga em frente a uma praça. Pelo menos cinco veículos estão nestas condições, faltam peças como lanternas, vidros, portas e até rodas.
“É uma visão muito feia e é perigoso também passar por aqui à noite, a gente não sabe quem pode estar escondido atrás deles, sem falar que eu acho um risco. A gente também não sabe se é carro roubado que desmancharam e largaram ali. E não é só um, são vários carros. Ali é uma praça que tem várias vagas de estacionamento e está desse jeito”, lamenta a moradora. A prefeitura de Mauá não respondeu sobre essa situação.
Plano de remoção nos 100 dias do governo
Diadema não conseguiu levantar o número de veículos recolhidos até o fechamento desta reportagem, porém o Paço informa que a remoção dos carros abandonados faz parte do Plano de 100 dias do governo Taka Yamauchi (MDB). A Prefeitura pretende identificar, notificar e recolher os veículos abandonados para melhorar a segurança da cidade, segurança viária e até as condições sanitárias.
Em Santo André 200 veículos foram recolhidos em 2024. A partir do recebimento da reclamação pelo DET (Departamento de Engenharia de Tráfego), por meio dos canais oficiais do município, uma vistoria preliminar é realizada pelos agentes de trânsito no local. Nos casos de veículos com placa, é afixada no automóvel uma notificação no vidro. Somente após cinco dias consecutivos da data da notificação, caso nenhuma providência seja tomada por parte do proprietário ou responsável do veículo, o automóvel é considerado abandonado e poderá ser guinchado. Nas situações de veículos sem placa estes são considerados sucatas e podem ser removidos sem aviso ou notificação. A remoção poderá ser realizada em até dez dias. Caso o veículo seja guinchado e posteriormente seu dono tenha interesse de retirá-lo do pátio, o proprietário deverá pagar as pendências financeiras (multas, licenciamento, IPVA) junto ao Detran e retirar um ofício de liberação.
Em 2024, 1.134 veículos foram notificados em Santo André, dentre estes, 882 veículos removidos da via pelos próprios proprietários e 200 veículos recolhidos ao pátio. Em 2025, até o momento, 64 veículos foram notificados e 7 removidos das ruas da cidade. Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Colab.
São Bernardo recolheu 158 veículos em 2024
A Prefeitura de São Bernardo informa que do dia 1º de janeiro até o dia 23 de janeiro desse ano já foram registradas 155 reclamações de veículos abandonados nas vias públicas do município, sendo recolhidos 16 veículos ao pátio municipal. Em 2024 foram recebidas 1.099 reclamações, sendo realizados 158 recolhimentos de veículos ao pátio, após seguirem os trâmites previstos na legislação vigente.
Conforme o artigo 50 do decreto municipal 13.500/2001, veículos que representam risco imediato à saúde ou segurança pública podem ser recolhidos diretamente. Nos demais casos, o proprietário é notificado e tem o prazo de cinco dias para remover ou descaracterizar o estado de abandono do veículo. Caso contrário, o veículo é recolhido ao pátio municipal e o proprietário é autuado. A fiscalização leva em consideração características como pneus vazios, discos de freio enferrujados, limo nos vidros e ausência de peças para determinar o estado de abandono. O proprietário notificado tem o prazo de 10 dias, conforme artigo 393 da lei municipal 4.974/2001, para apresentar defesa. As denúncias podem ser realizadas pelos seguintes canais: telefone: 0800-770-8156 ou 2630-7350, além do site: www.saobernardo.sp.gov.br/
Em São Caetano acontece a Operação Remove, ação permanente que retira veículos em estado de abandono das ruas da cidade. Nos 12 meses do ano de 2024, a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) notificou 403 proprietários de veículos ‘abandonados’ na cidade. Destes notificados, 355 saíram por conta própria no prazo estabelecido e 49 foram recolhidos para o pátio.
Ribeirão Pires sem apreensões ano passado
Ribeirão Pires recolheu 49 veículos abandonados no ano passado. Neste ano ainda não houve apreensões. As denúncias podem ser feitas ao Departamento de Mobilidade pelos telefones e WhatsApp: (11) 4825-5070 horário de atendimento das 8h às 17h – segunda a sexta; (11) 4825-5123 – CCO (Centro de Controle Operacional) 24 horas; pelo e-mail: transito@ribeiraopires.sp.gov.
Rio Grande da Serra apreendeu três carros no ano passado por estarem em estado de abandono. O Agente de trânsito cola um aviso no veículo sem que solicita a retirada do veículo no prazo de cinco dias, após isso a Prefeitura realiza o recolhimento. As denúncias podem ser feitas na Secretaria de Segurança Urbana, Trânsito e Defesa Civil 112770-0162, através do e-mail: trânsito@riograndedaserra.sp.