Somente nos primeiros cinco meses de 2024 nove mulheres foram vítimas do crime de feminicídio no ABC, um crime que pode ser evitado com mais empenho e políticas públicas efetivas. Os graves dados de violência às mulheres na região tiveram um aumento de 88,5% nos registros de ocorrências de violência doméstica. Com as mudanças de prioridades pelos executivos municipais, algumas políticas foram interrompidas e alguns dos serviços de proteção estão com atendimentos limitados ou precarizados. A queixa é da Frente Regional ABC de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres
Para apresentar e refletir sobre estes limites, desafios, mas trazer perspectivas de melhorias e avanços no oferecimento destas políticas públicas de enfrentamento à violência, a Frente Regional ABC de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres realizará no próximo dia 29 de novembro o seminário regional “As políticas públicas de proteção à vida das mulheres estão vivas?”. O encontro acontece a partir das 18h, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André.
Estão confirmadas, na mesa, as participações de representante da Frente Regional ABC; da defensora pública Fernanda Costa Ueso; secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; do Ministério das Mulheres, Denise Mota Dau; e convidado do Ministério Público de Santo André.
Cultura do ódio e da misoginia
Entre o público convidado será dado uma ênfase especial às mulheres que foram candidatas ao legislativo em 2024, parlamentares em atividade que são da região e/ou que apoiam esta pauta, prefeitas e prefeitos, conselhos dos direitos das mulheres da região, entre outros grupos e pessoas interessadas que possam manifestar o compromisso em se somarem na articulação de esforços, não só para implementar políticas e criar serviços, mas também para realizar ações educativas e preventivas para erradicar a cultura do ódio, da misoginia e da violência de gênero.
Como parte da programação da Campanha Nacional dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, a Frente Regional ABC realizará ainda dois atos públicos, um deles atividade de rua em Mauá, com a distribuição de panfletos no dia 23/11 a partir das 10h, na estação de trem e caminhada até a Praça do Relógio.
No dia 6 de dezembro está prevista atividade de rua em Rio Grande da Serra, com a distribuição de panfletos também na estação de trem, a partir das 17h.
A Frente Regional ABC produziu e distribuirá um panfleto com toda a rede de serviços de apoio dos 7 municípios da região como forma de contribuir para que as mulheres possam ter acesso aos serviços especializados, em cada município, como centros de referências, casas para abrigamento sigiloso, entre outros serviços voltados ao atendimento às diversas situações de violência.