Os operários continuam a trabalhar nas obras que vão resultar no novo Parque Linear da avenida Presidente Kennedy, em São Caetano, complexo de lazer, entretenimento, gastronomia e promoção da saúde com área de 60 mil metros quadrados onde abrigava outros equipamentos. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSD) no dia 7 de outubro de 2023, com previsão de que os serviços, já iniciados, seriam concluídos em outubro deste ano. Aliás, o próprio chefe do Executivo disse no ato em que autorizou o início da obra que seu desejo era entregar o parque em outubro.
A construção do parque, considerado o maior do gênero no ABC e que custará cerca de R$ 58 milhões, foi alvo de reclamações de moradores do entorno, principalmente porque implicou na demolição da Associação Beneficente, Recreativa e Esportiva (Abrev) Barcelona, do Clube Santa Maria, dois equipamentos de lazer tradicionais da cidade, e do Centro de Educação e Saúde da Terceira Idade (Cise) João Castaldelli, este realocado. Na verdade, parte da população daquela região da cidade ainda não digeriu a destruição dos três espaços, sobretudo das piscinas e dos dois campos de futebol que existiam nos clubes.
O espaço onde antes ficavam os campos de futebol, conforme o projeto, será ocupado por áreas de lazer e de recreação, como parque infantil, cachorródromo, pista para caminhada, quadras poliesportivas, academia ao ar livre e pista de skate, entre outros. Segundo um morador, que diariamente acompanha o andamento das obras e está entre os que criticam a opção da Prefeitura, operários que trabalham na construção desconversam sempre que perguntados sobre se há prazo para conclusão.
População questiona
“O que achei um absurdo foi acabarem com os campos de futebol, porque um deles foi reformado em 2015, com dinheiro do governo federal, colocaram grama sintética, estava bonito, todo mundo gostou e era utilizado durante a semana toda. Aí falaram (Prefeitura) que iam conseguir verba para fazer o mesmo no outro, mas tiraram as traves, não puseram a grama e ficou abandonado. O que foi feito agora poderia ter sido encaixado em outros pontos, preservado os campos, que é um esporte nacional. Mas parece que esse prefeito gosta mesmo é de futebol de videogame”, disse ao RD um morador vizinho do futuro parque e frequentador dos antigos espaços, que não quis se identificar.
O prefeito Jose Auricchio Jr disse que sonha com o parque linear desde que foi implantada a Rua de Lazer. “Quando percebi que tinha viabilidade, me reuni com os melhores técnicos para iniciarmos a construção. Quando sonho com um projeto, não sonho com concreto. Sonho com as pessoas e como elas vão conviver com esses projetos”, destacou. “Aqui será muito mais que um parque, mas um polo de lazer, cultural, gastronômico e de entretenimento, que vai valorizar todo o entorno, modernizar São Caetano. O contrário seria deixar as pessoas para trás, com a cidade parada no tempo, e isso a nossa administração não faz”, completou o prefeito ao assinar a ordem de serviço.
Estrutura quando pronta
O novo parque linear integra o Avança São Caetano, programa de obras da Prefeitura, que prevê investimentos de R$ 713 milhões em mais de 90 obras. O espaço terá duas quadras poliesportivas, pista de skate para duas modalidades olímpicas (street e park), quadra de areia para vôlei de praia, beach tênis e futevôlei, área de ginástica e anfiteatro ao ar livre, praça das esculturas (área livre para descanso e piquenique), praça molhada, com chafariz interativo, mirante e área para eventos gramada. O projeto inclui, ainda, a transformação do ginásio de esportes de um dos clubes no novo mercado municipal, com 24 quiosques.
O novo parque será ligado a outros equipamentos da Prefeitura por meio de uma ponte metálica com 158 metros de extensão, que cruzará a avenida e permitirá a integração com o Teatro Paulo Machado de Carvalho, a Cidade das Crianças e o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do bairro Santa Maria, além do futuro Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência. Segundo a administração, o parque foi inspirado no Millenium Park de Chicago (Estados Unidos) e no Parque Urbano da Orla do Guaíba (Rio Grande do Sul).
Questionada sobre quanto falta para conclusão da obra e se há prazo para inauguração do futuro parque, a Prefeitura de São Caetano não se posicionou até o fechamento desta reportagem.