
A recente remoção dos postes de iluminação na avenida Prefeito Valdírio Prisco, nas proximidades do supermercado Joanin, em Ribeirão Pires, tem gerado preocupação entre os moradores. O trecho, que costumava ser utilizado para caminhadas, inclusive à noite, agora está na escuridão, o que aumenta os riscos para pedestres e praticantes de atividades físicas durante o período noturno.
De acordo com relatos de um morador, que prefere não ser identificado, os postes estavam abandonados na calçada há algum tempo e, nesta semana, foram finalmente retirados. “As lâmpadas de LED desses postes foram removidas há meses, mesmo após a calçada ter sido reformada com investimento em novas luminárias. Agora decidiram arrancar tudo. É um grande investimento desperdiçado e demonstra um evidente descaso”, desabafa o morador.
Além da frustração pela falta de explicações sobre o motivo da retirada, a insegurança é uma preocupação constante. “Muitas pessoas caminham por ali, e fica muito perigoso sem iluminação. É o nosso dinheiro sendo usado de forma que não beneficia ninguém, e isso é frustrante”, completou.
Outra moradora, que também prefere não ser identificada, descreveu a situação como alarmante. “Isso é ruim, muito ruim. Ali é um trecho suspeito, e eu evito frequentar por considerar perigoso”, afirmou.
O munícipe Pablo Santos se referiu à região como um “ponto cego” da cidade. “Muitas pessoas praticam atividades físicas ali, mas a área é pouco movimentada. Conheço pessoas que já foram assaltadas naquele trecho. Só passo por ali durante o dia, porque à noite é muito perigoso. Com a retirada das luzes, a situação se torna ainda mais preocupante e se transforma em um ‘prato cheio’ para bandidos”, afirmou.
O RD entrou em contato com a Prefeitura de Ribeirão Pires, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta sobre o motivo da retirada dos postes nem sobre possíveis medidas para restabelecer a iluminação no local.
