
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) revelam aumento de 12% nos casos de homicídios no ABC entre janeiro e setembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Neste ano, a região registrou 92 homicídios, contra 82 em 2023.
O município com o maior crescimento no número de homicídios foi Ribeirão Pires, que dobrou o índice de ocorrências, de nove para 18 casos. Mauá também teve aumento significativo de 37%, ao passar de 24 para 33 homicídios. Em contraste, os demais municípios da região apresentaram queda nas estatísticas.
Em São Bernardo, a Polícia Civil investiga a morte de um homem de 50 anos, esfaqueado no último sábado (26/10) no bairro Baeta Neves. O crime ocorreu na rua Amâncio de Carvalho, onde a vítima foi encontrada sem vida.
Testemunhas relataram que o crime foi cometido por um homem de 36 anos, que fugiu após desferir os golpes de faca durante uma discussão. As razões que motivaram o desentendimento ainda não foram esclarecidas.
A SSP/SP informou que a faca utilizada no crime foi apreendida e o local passou por perícia. O caso foi registrado como homicídio no 1º Distrito Policial de São Bernardo, e as investigações continuam na busca pelo suspeito e para elucidar os detalhes do ocorrido.
Pena
Conforme a Legislação brasileira, é possível que, se condenado, um acusado pelo crime deva ser penalizado com reclusão entre 6 e 20 anos, havendo possibilidade de diminuição por questões como comportamento, por exemplo. Importante saber que a tentativa de homicídio é um crime que consiste em atentar contra a vida de outra pessoa, tendo como objetivo matar.
Estupro
A SSP-SP também indicou um aumento de 4% nas ocorrências de estupro na região, totalizando 340 casos de janeiro a setembro. Entre as sete cidades, São Bernardo do Campo foi a que registrou o maior número de ocorrências, com 167 casos—um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 139 pessoas buscaram as delegacias para registrar o crime.
Outra cidade que se destacou foi Rio Grande da Serra, que viu seus registros de casos saltarem de três para 10, mais do que triplicando o número de ocorrências.
No âmbito estadual, o levantamento confirma a tendência observada no ABC, com um aumento de 7% nos homicídios, que passaram de 1.731 para 1.860 casos entre janeiro e setembro de 2023 e 2024.
Roubo e furtos – Já os índices de roubos e furtos na região mostram queda de 28% e 14%, somando 11.778 roubos e 19.488 furtos nos primeiros nove meses de 2024, contra 16.473 e 22.863 em 2023, respectivamente.