
Campos do Jordão, no interior de São Paulo, recebe novo centro cultural. Com inauguração prevista para 28 de novembro, o Carde (junção das palavras Carro, arte, design e educação) reúne mais de 100 carros históricos, exibidos em conjunto com obras de arte e trabalhos de design.
O objetivo central é relacionar automóveis a períodos históricos do Brasil, memórias de grandes personalidades e conceitos artísticos. Os visitantes conferem modelos como Gurgel Itaipu (primeiro carro elétrico produzido em série na América Latina), Willys Interlagos (esportivo batizado em homenagem ao autódromo de São Paulo) e Rural Willys com pintura “saia e blusa”, tendência que era sinônimo de modernidade na década de 1950.
Espalhado por várias salas com experiências imersivas, o acervo do museu inclui ainda veículos que já foram conduzidos por figuras como os presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Outro destaque é o Aero Willys 2600, lançado nos anos 1960, que pertenceu a Pelé.
Desenvolvido com investimento da Fundação Lia Maria Aguiar, o Carde fica em uma área de 5,4 mil metros quadrados em meio à exuberante natureza de Campos do Jordão. Uma boa alternativa para quem pretende visitar o museu é pernoitar no Hotel Vila Inglesa, que oferece fácil acesso tanto ao complexo cultural como aos principais pontos turísticos e restaurantes da Suíça Brasileira.
O hotel conta com acomodações amplas e restaurante com menu que reúne receitas com ingredientes locais (como pinhão e truta) até fondues. Há ainda opções de massagens, do piquenique no jardim florido da propriedade e do Chá da Tarde com cardápio de delícias como chocolate quente, waffles e apfelstrudel.
Quadras de tênis e beach tennis, parquinho, salão de jogos e brinquedoteca ficam à disposição dos hóspedes. Também é possível se aventurar em atrações como arvorismo e tirolesa, além de curtir a piscina aquecida e coberta.