
A Universidade Federal do ABC criou o Programa de Ingresso para Egressos de Escolas Públicas do ABC (Proep-ABC), e estabeleceu 54 acessos por essa modalidade de concorrência. Esse número terá como referência a somatória dos cursos de formação específica por turno, oferecidos pela Universidade.
Candidatos que alcançarem notas mínimas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão aptos a concorrer por essa via. Os classificados pelo Programa, incluídos aqueles oriundos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), deverão comprovar que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, vinculadas às secretarias de educação estadual e municipais de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano.
A distribuição das vagas do Proep-ABC levará em conta o espalhamento geográfico e parâmetros socioeconômicos. Haverá preferência para ex-alunos de escolas em regiões com maior vulnerabilidade social e de municípios com menor representatividade na UFABC. Detalhes desse procedimento serão publicados em Edital de Seleção.
Escola preparatória
Candidatos que não forem contemplados com vagas pelo Proep serão convidados a cursar a Escola Preparatória da UFABC (Epufabc) no ano referente o do processo seletivo. O quantitativo dessa reserva será indicado em edital de seleção próprio desse programa e considerará os melhores colocados no Exame Nacional. Seguindo os critérios do Proep-ABC, haverá preferência para quem estudou em escolas de regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica e localidades com menos residentes matriculados na UFABC.
A Epufabc começou suas atividades em 2010 como um projeto de extensão de alunos de graduação, e tem como objetivo promover o acesso de jovens das comunidades populares da região do ABC ao ensino superior de qualidade. O curso é gratuito e se concentra na abordagem de conteúdos de 23 disciplinas habitualmente contempladas no Enem. A iniciativa se tornou um programa permanente, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade, e já atendeu mais de quatro mil pessoas e envolveu cerca de 400 alunos de graduação e pós-graduação que participaram do curso como tutores.
A universidade
A UFABC foi a primeira instituição de ensino superior público e gratuito a se instalar na região do ABC. Com corpo docente formado exclusivamente por professores doutores, conta com dois campi, localizados nos municípios de Santo André e São Bernardo. A interdisciplinaridade é o diferencial do modelo de ensino e pesquisa da UFABC e proporciona o aprendizado dentro de uma visão ampla e geral, sem prejuízo da profundidade metodológica e científica.
Nesse modelo, os alunos ingressam em uma das quatro opções de formação interdisciplinar: Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H), Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), Licenciatura em Ciências Humanas (LCH).
Ao completar esses cursos, os alunos seguem trajetórias que vão do ingresso no mercado de trabalho ao acesso direto à pós-graduação. Eles também podem optar por continuar a graduação em cursos de formação específica, vinculados aos bacharelados ou às licenciaturas interdisciplinares, incluindo oito ramos de engenharia.
A UFABC reserva 50% de suas vagas anuais para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. Além das reservas de vagas previstas na lei nº12.711/2012, a Universidade mantém cotas próprias para pessoas com deficiência, pessoas transgêneras, refugiados ou solicitantes de refúgio. Conta também com programas de apoio aos estudantes da graduação, com o objetivo de criar condições para a permanência qualificada e pleno desenvolvimento intelectual, acadêmico e humanista de seus estudantes.