
A disputa por apoios pelos dois candidatos que vão disputar a prefeitura de Mauá no dia 27/10 segue intensa. Nesta quinta-feira (10/10) o candidato José Roberto Lourencini (PSDB), quarto lugar no primeiro turno com 14.032 votos (6,78% dos válidos) esteve reunido com representantes da campanha de do ex-prefeito e agora candidato, Atila Jacomussi (União Brasil) e amanhã (11/10) acontece uma reunião com a equipe do prefeito candidato a reeleição, Marcelo Oliveira (PT).
Segundo Lourencini as negociações com os dois lados foram constantes desde segunda-feira (07/10) mas se intensificaram nesta quinta. Apesar de várias tratativas e de levar as propostas para o grupo político, a decisão pelo apoio ainda não foi acertada. “A disputa aqui em Mauá está muito intensa, hoje (quinta-feira, 10) estivemos por várias horas em conversas com o grupo do Atila e também debatemos com o nosso grupo. O que foi oferecido foi a participação no governo. Amanhã temos uma reunião com o prefeito Marcelo Oliveira e esperamos que após isso já tenhamos uma posição”, explicou o tucano.
O terceiro colocado, Sargento Simões (PL) que teve 21.103 votos (10,20% dos válidos) é o fiel da balança. Ele já disse que não apoia o PT, do prefeito Marcelo Olveira, de forma alguma e que seu apoio ao Atila Jacomussi (União Brasil) será definido no sábado (12/10). A diferença entre Oliveira e Jacomussi no primeiro turno foi de 19.816 votos. Para cobrir essa margem Atila precisa de apoios que convertam votos dos demais partidos que disputaram o pleito.
UP
A candidata a prefeita de Mauá que terminou o primeiro turno em quinto lugar, Amanda Bispo (UP) não definiu ainda o seu apoio para o segundo turno, mas ela garante que não apoiará Atila Jacomussi. Ela diz que a decisão quanto a apoiar ou não o PT será decidida em nível nacional pela sigla e não há prazo para essa definição.
Amanda obteve 4.815 votos, que significaram 2,33% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos. “Os apoios para o segundo turno serão decididos pela nacional do partido, mas a nossa posição aqui em Mauá será a mesma que defendemos no primeiro turno, que é o combate ao fascismo que, na nossa avaliação é simbolizado pela figura do Atila”, disse.
Campanha

Um panfleto está sendo distribuído tendo a figura do ex-prefeito em destaque no centro ladeado pelos demais candidatos derrotados no primeiro turno, pedindo o apoio destes e também podendo ser interpretado como apoio já sacramentado por algum leitor menos atento. Faixas com conteúdo semelhante estão pelas ruas. Em redes sociais também circula um vídeo com uma voz supostamente atribuída à Amanda Bispo, manifestando seu apoio a Atila.
O material de campanha foi considerado uma afronta pela candidata do UP. “Nós não apoiamos o Atila e estamos avaliando as providências que vamos tomar em relação ao vídeo e o panfleto”, resumiu Amanda que disse que nesta sexta-feira (11/10) pela manhã estará com sua equipe na Estação de Mauá para agradecer os votos recebidos no primeiro turno.