ABC - domingo , 10 de novembro de 2024

Disputa judicial durante campanha deixa incerto futuro eleitoral de Mauá

Mauá conta com cinco candidatos a prefeito (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O primeiro turno das eleições 2024 acontece neste domingo (06/10). Em Mauá, um pouco mais de 318 mil eleitores vão decidir quais dos 397 candidatos a vereador vão ocupar uma das 23 cadeiras disponíveis no Legislativo. Na disputa pela cadeira de prefeito, cinco candidaturas se apresentaram. Porém, uma batalha jurídica faz com que a primeira etapa da eleição na cidade não termine necessariamente após a totalização dos votos.

A batalha jurídica em relação as condições eleitorais de Atila Jacomussi (União Brasil) foi uma das principais pautas da campanha, principalmente na reta final. O ex-prefeito teve sua candidatura considerada indeferida por causa da rejeição das quatro contas de seu período como chefe do Executivo. Tal fato ocorreu a partir de um pedido da candidatura do atual prefeito, Marcelo Oliveira (PT).

Newsletter RD

Após perder em primeira instância, Atila recorreu junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). O relatório do pedido de revisão do resultado foi favorável ao atual deputado estadual, porém, um pedido de vistas postergou a decisão para após o primeiro turno. Ou seja, os votos que Atila receber neste domingo serão nulos. Caso consiga o deferimento da candidatura, o parlamentar terá seus votos validados.

Tal fato fez com que outros candidatos, como Sargento Simões (PL) e Zé Lourencini (PSDB), realizassem uma campanha paralela para convencer os eleitores de Jacomussi em trocar seu voto devido a interrogação jurídica vivida na cidade.

Enquanto isso, Amanda Bispo (UP) focou na busca de votos em sua base e nas críticas que tem aos seus adversários, mirando principalmente naqueles considerados como antagonistas aos movimentos de esquerda, no caso, Atila e Simões.

Apoios

Marcelo Oliveira investiu boa parte do tempo em apresentar o apoio político que tem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros. Atila focou na divulgação de que tem o apoio do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Simões apareceu ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Zé Lourencini e Amanda Bispo apresentaram seus respectivos grupos políticos como forma de apoio.

Apesar de um cenário que buscava repetir a polarização de 2022, o noticiário nacional acabou em segundo plano, consequência do imbróglio jurídico. O mesmo aconteceu com as demandas da cidade, apresentadas em sabatinas e no debate que ocorreu no portal G1.

Promessas

Amanda Bispo defendeu o não pagamento da dívida pública para que o valor seja destinado para investimentos na cidade. Além do foco social, a candidata defendeu um maior apoio para as mulheres e para a área habitacional. Além disso, aproveita a eleição para divulgar o manifesto nacional da Unidade Popular.

Atila Jacomussi preferiu não participar da sabatina promovida pelo Repórter Diário. Em seu plano de governo, o candidato focou em parcerias com o Governo do Estado e obras na cidade, principalmente para as áreas de Segurança e Saúde.

Marcelo Oliveira também preferiu não participar da sabatina. O atual gestor resolveu focar seu plano de governo na manutenção de ações já realizadas ou projetadas, principalmente aquelas que contam com o apoio federal a partir do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Sargento Simões defendeu mais investimentos na Guarda Civil Municipal, principalmente para atuação nos pontos considerados mais críticos da cidade. Além disso, afirmou que é favorável à estadualização do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e o foco em ações anticorrupção na cidade

 

Zé Lourencini foca em ações que possam trazer para a cidade a qualidade que considera que a iniciativa privada consegue implementar. Um dos exemplos é o programa para a entrega de remédios em casa. O candidato também prometeu mais parcerias para a criação de vagas em creche

Acesse aqui a série de reportagens completa e confira as propostas de cada candidato:

Mauá

Marcelo Oliveira aponta quatro desafios para melhorar os serviços em Mauá
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3503339

Atila apresenta plano de governo visando obras e ações com o Estado
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3493600

Zé Lourencini aposta em parcerias e mudança da forma de gestão para Mauá
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3515819

Sargento Simões usa transparência como base do plano de governo para Mauá
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3515114

Amanda Bispo transforma plano de governo em manifesto antifascista
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3516761

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes