
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos ao comando das sete prefeituras do ABC. A trigésima primeira matéria traz as promessas e ações do candidato a prefeito em São Caetano, Professor Rafinha (PSOL). O prefeiturável defende o aumento de vagas de Ensino Médio Municipal e a gratuidade no Colégio USCS. Além do fim do contrato com a Fundação do ABC (FUABC) na Saúde.
Das 59 páginas do documento protocolado no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cinco são dedicadas as propostas para a área da Educação. Rafinha propõe um reajuste imediato no salário base dos professores da rede municipal, respeitando a lei do Piso Nacional da Educação. Também promete a redução da jornada de trabalho semanal para 30 horas.
O candidato também promete a criação de um polo tecnológico para geração de emprego e renda em projetos de desenvolvimento tecnológico e com subsídios públicos, a criação de uma Escola de Ciência nos moldes do Sabina, em Santo André. Também promete ampliar o número de vagas do Ensino Médio Municipal, inclusive transformando o Colégio USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) em uma escola 100% gratuita.
Outra promessa é a criação de um “Ensino Integral Real”, com a possibilidade de escolha pelo ensino integral ou pelo meio período. “O ensino integral contará com oficinas culturais, esportivas, espaços participativos e com ampliação da estrutura física e de pessoal das escolas e diálogo com os profissionais da educação, com profissionais bem remunerados, concursados e com opção para os familiares poderem escolher”.
Sobre as questões ambientais, Professor Rafinha quer recriar a Secretaria do Meio Ambiente, incluir na Lei Orgânica do Município a obrigatoriedade de investimento de 2% da receita corrente líquida em políticas de prevenção às mudanças climáticas. Também quer criar o IPTU Verde para residências que tenham práticas sustentáveis como o uso de energia renovável, de compostagem de materiais orgânicos, plantação de árvores e destinação de óleo de cozinha.
O prefeiturável também defende a revogação da Taxa de Lixo, a criação de uma usina de geração de energia a partir do biogás do tratamento de esgoto no município e uma articulação regional para a criação de uma Plano Integrado de Combate às Enchentes, tudo isso a partir do retorno da cidade ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Na Saúde, o candidato defende o rompimento do contrato com a Fundação do ABC, a realização de um concurso público para a contratação direta de médicos, a redução da jornada de trbaalho para 30 horas para agentes de saúde, de combate à endemia, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicólogos. E o fim do Cartão São Caetano.
Confira o plano de governo do candidato a prefeito em São Caetano, Professor Rafinha (PSOL):